São Paulo, domingo, 17 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pior grande, Corinthians vive dilemas

PAULISTA
Time tem mês inferior a rivais e busca fórmula de retomada


DE SÃO PAULO

O técnico Tite mexe com os bonequinhos corintianos, criados pelo marketing do clube, enquanto fala sobre seu time. Usa os brinquedos para expor suas dúvidas.
Dar mais ritmo de jogo aos titulares ou evitar contusões e suspensões? Lutar por pequena vantagem ou se concentrar nas quartas de final?
"Tenho dois caminhos. O melhor é buscar a classificação mais à frente [nas quartas]", disse o treinador, ao explicar o uso de reservas, hoje, diante do Santo André. Classificado, Tite desprezou a luta pelo terceiro lugar.
É só um dos dilemas do técnico, neste caso já resolvido, às vésperas da finais do Paulista. Tite tem de buscar respostas para superar a crise técnica vivida pela equipe.
No período de um mês, o time venceu apenas dois dos cinco jogos. Seu aproveitamento é de apenas de 47%.
Em comparação, os três outros grandes clubes paulistas tiveram desempenho bem superior. E disputaram jogos mais difíceis, na Copa do Brasil e na Libertadores.
Invicto por 15 jogos, o Palmeiras somou 89% dos pontos, com só um empate em seis jogos. O São Paulo teve desempenho um pouco abaixo, com 71% e cinco vitórias.
Em recuperação na competição continental, o Santos tem 62% do aproveitamento.
"Todas essas quatro equipes e o Mirassol foram elogiadas em algum momento da competição. Agora, zera tudo", declarou o treinador.
Mas Tite mostrou sua preocupação ao justificar o uso de reservas como forma de ter mais jogadores prontos para os mata-matas. Ou seja, são necessárias alternativas em caso de falha dos titulares.
"Com os treinamentos seguidos, temos que preparar todos. Tem que ter opções."
Um dos seus problemas é que a defesa, antes pouco vazada, sofreu quatro gols em três jogos. O titular Leandro Castán falhou duas vezes no jogo com o São Caetano.
No ataque, foram só dois gols em três partidas. Até o artilheiro Liedson vive jejum de três jogos sem marcar.
O atacante tem sido afetado pela falta de criatividade do meio-campo. Não por acaso Tite testará Bruno César, Danilo e Ramírez nesta tarde.
A partir do desempenho de hoje, o técnico decidirá se mexerá também com seus "bonequinhos" em campo. (RODRIGO MATTOS)

NA TV
Santo André x Corinthians
16h Sportv


Texto Anterior: Chinesinho, ex-meia do clube, morre aos 75
Próximo Texto: Rival também pode poupar titulares
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.