São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDY

Junqueira completa dobradinha brasileira no pódio

Da Matta vence GP de Portland e mantém hegemonia nos mistos

DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Cristiano da Matta conseguiu manter ontem, na dobradinha brasileira no pódio do GP de Portland, sua hegemonia nos circuitos mistos da Indy. O piloto da Newman-Haas conquistou sua quinta vitória seguida neste tipo de pista.
O segundo colocado na corrida de ontem foi o também brasileiro Bruno Junqueira, da Ganassi, seguido pelo escocês Dario Franchitti, da Green.
Com a vitória, Da Matta se consolidou na primeira colocação do Mundial da Indy, com 74 pontos. Junqueira, que está em segundo, e o mexicano Michel Jourdain Jr. somam 54 pontos cada.
O domínio de Da Matta nos circuitos mistos começou em outubro do ano passado, na Austrália, 19ª prova da temporada e última neste tipo de traçado.
Nesta temporada, o piloto brasileiro cruzou a linha de chegada na primeira colocação nas três corridas disputadas em pistas não ovais -Monterrey (México), em março, Long Beach, em abril, e Monterey (EUA), realizada na semana passada.
Seu desempenho em circuitos ovais neste ano, no entanto, contrasta com a hegemonia que tem conseguido nas pistas mistas. Contando apenas as provas feitas neste tipo de circuito, Da Matta ocupa apenas a 16ª colocação entre 20 pilotos, com somente dois pontos em duas corridas.
Pole position na corrida de ontem, Da Matta logo perdeu a liderança para o sueco Kenny Brack, que largara em segundo e acabou abandonando a corrida.
O brasileiro recuperou a primeira posição na 61ª volta.
O piloto da Newman-Haas passou a ser mais incomodado na liderança quando Junqueira diminuiu a distância entre os dois na 90ª volta, após fazer um pit stop.
Mas o piloto da Ganassi, apesar de conseguir chegar a menos de meio segundo de Da Matta, não conseguiu ultrapassar o rival.
Junqueira cruzou a linha de chegada a apenas 0s625 do líder desta temporada.
Os outros pilotos brasileiros no GP de Portland não conseguiram obter bons resultados.
Tony Kanaan, da Mo Nunn, terminou a prova apenas na oitava colocação e é agora o 18º colocado do Mundial com sete pontos.
Já Christian Fittipaldi, piloto da Newman-Haas, que largou ontem na quinta posição no grid, não conseguiu chegar ao final da corrida em Portland. O piloto brasileiro ocupa agora a quinta colocação na classificação geral, com 43 pontos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: FOLHA ESPORTE
Legislação: "MP da moralização" entra em vigor hoje

Próximo Texto: Tênis: Kafelnikov ganha em Halle e quebra jejum
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.