São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto proíbe venda de menor para o exterior

DA REPORTAGEM LOCAL

O projeto de transformação da medida provisória 39 em lei, elaborado pelo deputado Ronaldo Cezar Coelho (PSDB-RJ), proíbe a CBF de autorizar a transferência de jogadores menores de 18 anos para clubes do exterior.
Com isso, o congressista tucano diz querer criar uma reserva de mercado para os clubes locais. "Os empresários vão reclamar, mas tenho que pensar no jovem e nos clubes. O futebol brasileiro não pode perder jovens valores. Não podemos ser exportadores de talento", afirmou Coelho.
A medida também tem como objetivo impedir que os jogadores jovens vivam em condições subumanas no exterior, conforme casos apontados pela CPI da CBF/ Nike, que funcionou na Câmara.
Se estivesse em vigor, o projeto de lei de Coelho proibiria, por exemplo, a primeira transferência do atacante Ronaldo, que, com 17 anos, foi vendido pelo Cruzeiro ao PSV Eindhoven, da Holanda.
O texto não inclui as propostas do governo para o financiamento de obras de infra-estrutura, como a construção de estádios, mas autoriza os clubes a refinanciarem suas dívidas com o governo.


Texto Anterior: Memória: Texto original ignora pedido de ajuda dos clubes
Próximo Texto: Ausência de Gil leva Parreira a rever o 4-3-3
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.