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Ferrari renova com Massa até 2010
Brasileiro só perderá para Michael Schumacher como piloto a mais tempo ficar sob contrato com a escuderia italiana
Ferrarista, que deve ganhar cerca de US$ 15 mi por ano, afirma que, se necessário, ajudará Raikkonen na prova de Interlagos, no domingo
Antonio Scorza/France Presse
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Mecânicos trabalham na montagem dos boxes da Ferrari em Interlagos, à frente de foto de Felipe Massa |
FÁBIO SEIXAS
EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE
TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma demonstração de carinho. Foi assim que Felipe Massa traduziu ontem o anúncio de
sua renovação de contrato com
a Ferrari até o fim de 2010.
A extensão do compromisso,
firmado em 2001 e que valia até
o fim de 2008, fará de Massa o
segundo piloto com contrato
mais duradouro a correr por
Maranello -no total, serão dez
anos a serviço da Ferrari.
Apenas Michael Schumacher, entre os 92 pilotos que já
passaram pela escuderia, ficou
ligado a ela por mais tempo. Foram 11 temporadas na Ferrari,
período em que conquistou
cinco títulos do Mundial de Pilotos e seis do de Construtores.
"Sem dúvida eles terem esperado a semana do GP Brasil para fazer este anúncio é um sinal
de carinho", disse Massa, que
ontem deu início a uma série de
compromissos que antecedem
a corrida deste domingo, última etapa do Mundial de F-1.
"Tenho total consciência da
importância dessa renovação
não só para o Brasil mas para
mim como piloto", falou. "Sei
que agora tenho mais três anos
num time competitivo e com
chances de vitória e vou poder
fazer planos a longo prazo. "
O anúncio feito ontem pela
Ferrari coloca fim às especulações de que o brasileiro poderia
se transferir para a Toyota, cedendo sua vaga para Fernando
Alonso, em crise na McLaren.
De acordo com Massa, a renovação vinha sendo discutida
desde o meio da temporada. A
assinatura do contrato, porém,
só aconteceu no final de semana do GP da China, há dez dias.
"Na verdade, as negociações
não começaram numa data,
elas foram acontecendo normalmente. Acho que minha
evolução desde o ano passado
ajudou para isso", afirmou.
Apesar de não entrar em detalhes, Massa afirmou que a base contratual é praticamente a
mesma da anterior, que assinou em 2001. À época, tinha 20
anos, corria no Europeu de F-3000 e foi visto por Jean Todt,
diretor-geral da escuderia, como uma solução para encaminhar o filho. Até hoje, Nicolas
Todt, que antes trabalhava com
sites, é o empresário de Massa.
"Só fizemos algumas mudanças que me deixaram mais feliz", disse. "Um aumento é normal, tenho família para sustentar", brincou o piloto, 26, que se
casa no dia 24 de novembro.
Massa ganha hoje cerca de
US$ 5 milhões (R$ 9 milhões)
por temporada, além de bônus
por pontos. Isso equivalia a um
terço do salário de Kimi Raikkonen, seu companheiro de time, cujo contrato vai até 2009.
Com a renovação, os ganhos
do brasileiro devem chegar à
casa dos US$ 15 milhões anuais.
"Claro que isso me deixa
muito orgulhoso e também é
motivo de trabalho para mim.
Agora vou me concentrar nos
próximos três anos", disse ele.
"A vontade de ser campeão
eu sempre tive, desde criança,
mas a gente sabe que para isso é
preciso que uma série de fatores se encaixem, que as coisas
certas aconteçam na hora certa, o que definitivamente não
aconteceu neste ano", completou o piloto, que teve chances
de lutar pelo título até a antepenúltima etapa, o GP do Japão.
Vencedor do GP Brasil de
2006, colocando fim a um jejum de 12 anos sem vitórias
brasileiras em Interlagos, Massa disse que a notícia de ontem
não muda sua motivação para
repetir o resultado. "Sempre
chego a essa corrida no Brasil
motivado", falou. "Claro que, se
tiver que ajudar o Kimi e a equipe, vou ajudar, mas a minha intenção é entrar para vencer."
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