São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Longevidade


Tyler Wright, de só 14 anos, surpreendeu uma ex-campeã mundial e venceu uma etapa do circuito feminino de surfe

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

UMA AUSTRALIANINHA de 14 anos se tornou a mais jovem campeã de uma etapa da ASP Women's World Tour, o Mundial feminino de surfe. Vinda das triagens, Tyler Wright venceu o Beachley Classic, na Austrália, a quinta das oito etapas deste ano. Não é a primeira vez que uma adolescente surpreende. A campeã mundial Stephanie Gilmore venceu aos 17, mas Tyler baixou bem a régua. Pela idade, mal teve tempo de treinar, é só talento.
Para vencer a prova que oferece a maior premiação do circuito, Tyler superou a campeã mundial de 2004 e líder do ranking Sofia Mulanovich e, na final, Silvana Lima, que adia o sonho de vencer no Tour. Prestes a completar 25 anos e com três na elite, a experiência da cearense não bastou, mas ela festejou o resultado que a deixou em quinto no ranking.
Curiosamente, o recorde de juventude caiu na etapa que homenageia a mais velha competidora da elite, Layne Beachley, 36, heptacampeã mundial, terceira no ranking, ainda na disputa pelo oitavo título e que durante a etapa anunciou sua aposentadoria no fim do ano.
E, se talento e experiência têm feito esticar no surfe de competição, para cima e para baixo, o limite de idade dos campeões, no surfe por prazer a régua sobe cada vez mais.
Homero Naldinho, 65, parece personagem do ""Water World", filme que transforma a Terra em oceano.
Carioca crescido em Santos, Homero vive num barco, ou no que restou dele após um incêndio, no canal de Bertioga. Anda numa bicicleta cujo rack faz a prancha virar teto e com a qual já foi à Bahia e surfa diariamente testando desenhos de pranchas que desenvolve desde os anos 70. Sua mais recente invenção é o sistema Jet System, buracos na rabeta que substituem as quilhas, tão surpreendente quanto as pranchas pretas com crucifixos que lembravam caixões, que pintava e pirava décadas antes de tendências góticas.
""Eu sei que sou louco", admite na revista ""Trip" especial sobre longevidade, que circula na semana que vem. Loucura que certamente estimulou a criatividade e não compromete o físico invejável para a idade.

MUNDIAL DE SURFE - WQS
Simão Romão e Diana Cristina foram os vencedores do Rio Surf Pro, que recolocou a praia do Arpoador no Tour. Nesta semana, outra etapa seis estrelas acontece, em Itajaí, Santa Catarina.

MOUNTAINBOARD
O Brasileiro da modalidade de skate cross country acontece amanhã em Viamão, RS, com provas de downhill e boarder cross, corrida com dois atletas.

CICLISMO OFF ROAD
O Iron Biker 2008 reúne brasileiros e estrangeiros no fim de semana em Mariana e Ouro Preto, MG, em percursos de 70 km e 55 km.

sarli@trip.com.br



Texto Anterior: Ronaldo: Atacante volta em jogo beneficente
Próximo Texto: Xico Sá: Sexo, mentiras e videoteipe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.