São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Defesa que ninguém passa

Com Scolari, Palmeiras acerta sistema defensivo e ostenta sua melhor zaga na era dos pontos corridos

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

Os resultados mostram que Luiz Felipe Scolari está ajeitando o Palmeiras. E os números revelam que ele já arrumou a defesa do time.
O Palmeiras entra em campo hoje para enfrentar o Ceará, na Arena Barueri, ostentando uma marca significativa: o time tem sua melhor zaga da era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro.
Se o ataque não é dos melhores, a defesa compensa.
Até a 29ª rodada, a equipe de Scolari sofreu, em média, um gol por partida. Supera todas as edições do Brasileiro desde 2004, quando o Palmeiras entrou na era dos pontos corridos -em 2003, o time disputou a Série B.
E, nos últimos dez jogos pelo Nacional, foram só sete gols sofridos (média de 0,7).
Não foi à toa que Scolari treinou seus zagueiros exaustivamente. Criticou a atuação da defesa no empate com o Vitória (1 a 1) na 20ª rodada. No dia seguinte, dava balões para a área onde os dois zagueiros, sozinhos, tiravam de cabeça e de bico.
O treinador chegou a arriscar a escalação de três zagueiros, mas logo abandonou a ideia. E não foi apenas o aperfeiçoamento de Danilo e Maurício Ramos, a dupla titular, e a marcação reforçada dos volantes que fizeram a diferença. Kleber e Valdivia também têm méritos no acerto do sistema defensivo.
"Todos estão se ajudando, o Maurício [Ramos], o Edinho, todos eles falam que, lá na frente, a marcação está sendo legal, e atrás estão conseguindo segurar", disse Kleber, o mais elogiado por Scolari e que ganhou a companhia de Valdivia no combate no campo de ataque.
A fase do goleiro também ajuda. Deola, que herdou a vaga de Marcos há nove rodadas, foi um dos destaques na vitória do time sobre o Universitário Sucre. "A gente encaixou boas atuações, e a defesa está se mostrando muito constante", elogiou.
O Datafolha ajuda a mostrar a evolução da marcação palmeirense. É o time que mais rouba a bola neste Brasileiro: 128,8 desarmes por partida, em média.
Já no ranking das melhores defesas do Nacional, o Palmeiras está no G4. Apenas Cruzeiro (26 gols) e Inter (28) foram menos vazados. E, curiosamente, o adversário de hoje tem o mesmo desempenho do Palmeiras -o Ceará também sofreu 29 gols.


Texto Anterior: Inglês: Sob novo comando, Liverpool busca vitória
Próximo Texto: Conmebol pode alterar rumo do time no torneio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.