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MEMÓRIA
Corrida da Gávea colocou o país no cenário mundial
DA REPORTAGEM LOCAL
Imagine o GP de Mônaco de
F-1. No lugar dos pilotos profissionais de hoje em dia, apenas
alguns apaixonados por corridas. Em vez de carros com tecnologia de ponta, automóveis
de passeio adaptados. No lugar
das ruas do principado, as ruas
do bairro da Gávea, no Rio. Tudo isso na década de 30.
Foi nesse cenário, em 1933,
que o Brasil abrigou pela primeira vez uma prova do calendário da Federação Internacional de Automobilismo, o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, no circuito da Gávea.
O traçado, de pouco mais de
11 km e vários tipos de piso
-como asfalto, paralelepípedo, areia e cimento-, desafiava a habilidade dos pilotos da
época. Foi justamente por isso
que o circuito recebeu o apelido de "Trampolim do Diabo".
A largada da prova acontecia
na rua Marquês de São Vicente,
seguia pela Visconde de Albuquerque, margeando o canal
que liga a lagoa Rodrigo de
Freitas ao mar até chegar à avenida Niemeyer. Depois de se
afastarem da orla, os competidores seguiam em terreno plano, subiam a Rocinha, passavam pela estrada da Gávea até o
topo e retornavam à rua Marquês de São Vicente.
A corrida, que mobilizava
praticamente toda a cidade,
aconteceu de 1933 a 1954, mas
não anualmente. Seu primeiro
vencedor foi o brasileiro Manuel de Teffé, pilotando um Alfa Romeo. Até presidentes, como Getúlio Vargas e Eurico
Gaspar Dutra, fizeram questão
de assisti-la pessoalmente.
Mas a competição começou a
ganhar importância a partir de
1936, com a chegada da Ferrari
e seus pilotos Carlo Pintacuda e
Attilio Marinoni. No mesmo
ano, a francesa Hellé Nice participou da prova e chocou a sociedade da época ao posar para
fotos de biquíni e fumando.
Em 1952, a prova contou com
a participação do argentino
Juan Manuel Fangio, que no
ano anterior havia conquistado
o primeiro de seus cinco títulos
na F-1. Mas a vitória ficou com
o brasileiro Chico Landi.
Outros participantes ilustres
do GP foram o italiano Alberto
Ascari, bicampeão de F-1, e o
argentino José Froilan Gonzales, também da F-1.
(TC)
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