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NEGÓCIOS
Para diretor da ESPN, Brasil é mercado promissor
Criador dos X-Games afirma que esportes de ação só "engatinham"
DA REPORTAGEM LOCAL
"Nós apenas arranhamos a superfície do terreno." É com esta
metáfora que Jack Wienert, diretor-executivo da ESPN e um dos
co-fundadores dos X-Games,
avalia o desempenho dos esportes
de ação no Brasil e no mundo.
O americano, que esteve no país
para participar do fórum "O
Grande Negócio do Esporte", que
aconteceu no Rio no final da semana passada, acredita que a
América Latina é um dos principais nichos a serem explorados.
"Nós estamos apenas começando. O interesse por esses esportes
já despertamos", disse à Folha.
"A América Latina é enorme.
Mas queremos fazer mais. Se a
economia melhorar, nós conseguiremos isso. Nosso desafio aqui
é usar o Brasil como ponto de partida para atingir toda a região."
Em abril de 2004, o Rio receberá
a terceira edição dos X-Games Latino-Americanos, que garantem
aos vencedores uma vaga nos Jogos americanos. "Se não achássemos que este é um mercado que
vale a pena, não voltaríamos."
Responsável por toda a execução dos X-Games, conhecidos como a olimpíada dos esportes radicais, Wienert aponta também a
Ásia como outro mercado promissor. "O governo japonês, por
exemplo, já nos procurou para fazermos um evento por lá. O mesmo acontece com a China."
Um dos maiores empecilhos
para que os esportes de ação se
desenvolvam no Brasil e em países pobres é o alto custo dos equipamentos e a dificuldade dos atletas em achar lugares com estrutura adequada para treinar.
"Com certeza, isso é um obstáculo, mas acredito que, se as
crianças estiverem motivadas e
familiarizadas com esses esportes,
arrumarão um jeito para competir, assim como acontece no tênis,
por exemplo", disse o americano.
De fato os X-Games já se solidificaram como principal evento
dos esportes de ação. Criados em
1995, com o nome de Extreme Games, cresceram tanto que várias
ramificações foram surgindo com
o passar dos anos: os X-Games de
Inverno, os X-Games Internacionais, e, no ano passado, os X-Games Global Championship.
"O que queremos agora é popularizar os X-Games Global Championship, uma competição na
qual atletas representam diferentes regiões do país e do mundo e
que mistura esportes de verão e
inverno simultaneamente, em cidades distintas nos EUA e no Canadá", afirmou Wienert.
"Acho que este é o primeiro
passo para criarmos um evento
internacional de fato. O resto é
uma questão de tempo, dinheiro e
visão."
(TATIANA CUNHA)
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