São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras leva 5 pela 1ª vez com Luxemburgo-08

Derrota praticamente zera chances do título e tira time da zona da Libertadores

Rafael Andrade/Folha Imagem
O palmeirense Diego Souza, na derrota para o Flamengo

Flamengo 5
Palmeiras 2

DA REPORTAGEM LOCAL

No ápice da sua maior crise em 2008, o Palmeiras sofreu ontem, no Maracanã, sua maior derrota da temporada.
Com uma atuação tenebrosa de sua defesa, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo foi batido por 5 a 2 pelo Flamengo -em nenhum outro jogo do ano o time havia sido vazado mais de quatro vezes.
O resultado praticamente acaba com as chances de o Palmeiras ganhar o Brasileiro, jejum que vive desde 1994. O time tem agora sete pontos para o líder São Paulo, com só três rodadas, ou nove pontos em jogo, até o fim da competição.
Também tirou o clube da zona de classificação à Libertadores. O Palmeiras, a equipe que mais investiu para a competição, é agora o quinto colocado.
Por fim, complica ainda mais a situação de Luxemburgo.
Caminhando para o seu terceiro Brasileiro sem taça, o técnico dirigiu ontem o time com o braço imobilizado. Fruto do tumulto na sexta-feira, no aeroporto de Congonhas, com membros da organizada Mancha Alviverde -que ele diz saber quem são e que promete denunciar às autoridades.
Dentro de campo, o treinador voltou ontem a montar o time com três zagueiros. E com a mesma formação que realizou os últimos treinos da semana, ao contrário do que havia feito no domingo passado contra o Grêmio, quando treinou com uma formação e escalou outra -também sem resultado, já que perdeu por a 1 a 0.
Foram só dois minutos para o Palmeiras ficar ainda mais pressionado do que já estava.
Pela direita, Kleberson cruzou, a bola passou por toda a defesa palmeirense e sobrou para Marcelinho Paraíba chutar de primeira, cruzado, e abrir o placar no Maracanã, com quase 60 mil pagantes.
Sem boas jogadas pelas laterais, o time de Luxemburgo precisou mais uma vez do esforço individual de Kléber para empatar. Aos 12min, o atacante arrancou pela direita e acabou derrubado por Jaílton. Pênalti, convertido por Alex Mineiro um minuto depois.
Mas a defesa paulista não demorou para falhar de novo. Mal posicionada, ele viu Ibson, aos 22min, colocar o Flamengo mais uma vez em vantagem. Os palmeirenses reclamaram, com razão, que a cobrança da falta que deu origem ao lance aconteceu fora do lugar.
"Esse lance foi decisivo para o jogo", disse Luxemburgo, que afirmou também que seu clube não mais chances de ganhar a competição nacional.
O intervalo não foi suficiente para Luxemburgo corrigir a postura de sua equipe.
Com sete minutos na segunda etapa, o time anfitrião já somava três chances claras de ampliar o placar -em duas delas Marcos fez grandes defesas.
Mas aos 11min ele não teve o que fazer quando Ibson, livre da entrada da área, chutou no ângulo para fazer o terceiro gol do Flamengo.
Kléber então apareceu de novo para recolocar o Palmeiras no jogo, quando, de cabeça, ele diminuiu a vantagem do rival, aos 16min. Só que dessa vez a empolgação do time paulista durou ainda menos.
Aos 20min, Ibson, de letra, fez o terceiro dele e o quarto do Flamengo. Cinco minutos depois, Kleberson fechou o placar, celebrado como se fosse um título por Caio Júnior, o atual técnico do time carioca e antecessor de Luxemburgo no Parque Antarctica.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Indicados por treinador fracassam mais uma vez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.