São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tênis acata tribunal e anula pena por doping

Suspensos por 1 ano, belgas estão liberados para jogar

DA REPORTAGEM LOCAL

A ITF (Federação Internacional de Tênis) acatou a decisão de um tribunal de primeira instância da Bélgica e liberou Yanina Wickmayer e Xavier Malisse para voltarem a jogar.
No início do mês passado, Wickmayer, semifinalista do Aberto dos EUA-09, e Malisse, semifinalista de Wimbledon- -02, haviam sido suspensos por um ano por terem cometido uma violação no antidoping.
Em três oportunidades, em 18 meses, os dois não informaram onde poderiam ser encontrados, como determina a regra do "whereabout" (paradeiro).
Eles recorreram e tiveram na segunda-feira uma vitória jurídica, que ontem foi ratificada por um comunicado da ITF.
A entidade argumenta que, como signatária do código da Wada (Agência Mundial Antidoping), precisa reconhecer as decisões de outras signatárias.
Como a decisão da Agência Belga de Antidopagem foi suspensa, a ITF divulgou que foi forçada a cancelar a punição.
Antes da decisão de ontem, Wickmayer já tinha convite para jogar em Auckland (Nova Zelândia), no mês que vem.
Questionada pela Folha sobre a atitude da ITF, a Wada encaminhou declaração do diretor-geral da entidade, David Howman, na qual reconhece a decisão do tribunal. A Wada ressalva que a resolução não aborda todos os aspectos dos casos, sujeitos a apreciação em diversas instâncias. "A Wada se abstém de fazer comentários adicionais", declarou Howman.


Texto Anterior: Inquérito em Curitiba soma 17 indiciados
Próximo Texto: Jobson: Novo exame aponta uso de cocaína
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.