São Paulo, sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Quem é melhor?

Em uma década de pilotos brasileiros correndo pela Ferrari, Massa vence mais provas, enquanto Barrichello se destaca em pódios e pontos em sua passagem pelo tradicional time da F-1

SANDRO MACEDO
TATIANA CUNHA

DE SÃO PAULO

Rubens Barrichello?
Ou Felipe Massa?
Após uma década com representantes brasileiros correndo pela Ferrari, os números mostram que os dois pilotos têm números parecidos em suas passagens pela equipe mais tradicional da
F-1.
Massa, 29, completou recentemente sua quinta temporada no time de Maranello.
Entrou justamente como substituto de Barrichello, 38, que rescindiu seu contrato um ano antes do previsto devido ao desgaste na relação não só com a equipe mas também com seu então parceiro, o piloto alemão Michael Schumacher, heptacampeão mundial.
Primeiro piloto brasileiro a ser contratado pela Ferrari, Barrichello permaneceu seis anos na escuderia italiana -de 2000 a 2005.
Para efeito de comparação, no entanto, a Folha só levou em consideração os resultados obtidos desde 2001, ano de início da década.
Neste período, o atual piloto da Williams disputou 87 GPs. Apesar de o calendário da F-1 ter ficado mais recheado nos últimos anos, Massa correu em 81 provas. Isso porque, no ano passado, sofreu um grave acidente durante a classificação para o GP da Hungria -foi acertado por uma mola que se soltou do carro de Barrichello- e perdeu os últimos oito GPs.
Usando o sistema de pontuação em vigor na F-1, em que os dez primeiros colocados em cada corrida ganham pontos e a vitória vale 25 pontos, Barrichello fica à frente de Massa nesta década.
O veterano, que vai para sua 19ª temporada na categoria em 2011, somaria 955 pontos entre 2001 e 2005. Já Massa, que irá para seu nono ano como titular -em 2003 foi piloto de testes da própria Ferrari-, teria feito 869 pontos.
A justificativa para isso é simples. Mesmo tendo conquistado menos vitórias (oito contra 11 de Massa), Barrichello subiu mais vezes no pódio. São 46 no período contra 33 do compatriota.
Assim como é superior em triunfos, em poles Massa também leva a melhor. São 15 contra 10 de Barrichello.
No quesito voltas mais rápidas, os dois empatam: 12.
Em colocações no Mundial, ambos foram vice-campeões. Mas Barrichello fica à frente de Massa. Além de ter sido segundo duas vezes, foi terceiro, quarto e oitavo no campeonato. Já o atual ferrarista foi segundo uma vez e também terceiro, quarto, sexto e 11º colocado (no ano em que sofreu o acidente).
Se compararmos o desempenho dos dois brasileiros com seus respectivos companheiros na Ferrari, Barrichello fica em desvantagem.
Tendo dividido a garagem da escuderia com Schumacher durante todo o período em que correu pelo time italiano, classificou-se atrás dele em todos os Mundiais e ainda viu o alemão ganhar quatro títulos nesta década.
Já Massa, que teve três companheiros diferentes (Schumacher, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso), classificou-se à frente do parceiro uma vez, em 2008, quando superou o finlandês.
No ano anterior, havia o ajudado a ser campeão ao abrir passagem para que ele vencesse o GP Brasil.


Texto Anterior: Ricardo Oliveira está descartado para 2011
Próximo Texto: Desafio da unificação move Cielo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.