São Paulo, sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Desafio da unificação move Cielo

NATAÇÃO
Brasileiro, campeão na piscina longa, nada a final dos 50 m livre como favorito


Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Felipe França nada para o bronze nos 100 m peito

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Ser o homem mais rápido do mundo nos dois modelos de piscina utilizados em competições de natação.
Cesar Cielo começa a definir hoje se conseguirá unificar os títulos e recordes mundiais das provas de velocidade em 25 m e 50 m.
O brasileiro, campeão e recordista dos 50 m e 100 m livre em piscina olímpica, nada hoje a final dos 50 m do Mundial de curta de Dubai.
A decisão é a 13ª prova do programa que tem início previsto para as 13h (de Brasília).
Nas fases classificatórias, Cielo sobrou. Foi o mais rápido nas eliminatórias e nas semifinais, quando marcou 20s61, recorde sul-americano (seu objetivo declarado para o Mundial) e melhor tempo do planeta na temporada.
A marca o deixou mais próximo do recorde mundial (20s30, do sul-africano Roland Schoeman) do que dos adversários pelo ouro.
O italiano Marco Orsi foi o segundo mais veloz. Mesmo assim, ficou a 0s49 do brasileiro. Distância considerável para uma prova de 50 m.
Nicholas Santos, o outro atleta do país inscrito na disputa, fechou em 13º, e não disputará a final, assim como Schoeman, o recordista.
"Prova de 50 m não dá para prever. Mas é bom [ficar tão na frente]. Mais do que o recorde, quero o ouro, terminar a competição com mais medalhas e acabar o ano satisfeito", afirmou Cielo.
O nadador disse ainda que o fiasco no Pan Pacífico, sua principal competição de 2010, teve papel fundamental em sua recuperação. No torneio em agosto, nos Estados Unidos, ele foi bronze nos 100 m e prata nos 50 m.
"Esse ano foi um bom alarme, um despertador. Estava tudo tão nos trilhos que, depois de cinco anos, tinha que ter uma queda. Mas isso me deixou mais preparado."
Bronze com o Brasil no revezamento 4 x 100 m livre, Cielo ainda nada duas provas em Dubai. Amanhã, ele começa a disputa individual dos 100 m livre. No domingo, nada o 4 x 100 m medley.

NA TV
Mundial de piscina curta Finais
13h Sportv 2 e Sportv HD


Texto Anterior: Quem é melhor?
Próximo Texto: Lochte bate recorde individual e deixa a era dos maiôs para trás
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.