São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CICLISMO

Meta é 3 homens em Atenas

Brasil cria provas por mais vagas olímpicas

ADALBERTO LEISTER FILHO
ENVIADO ESPECIAL A CAMPINAS

A Confederação Brasileira de Ciclismo montou uma estratégia de guerra para assegurar mais vagas ao país nos Jogos de Atenas.
Para ficar entre os 30 melhores países do ranking da UCI (União Ciclística Internacional), a CBC inchou o calendário e criou mais três provas avalizadas pela federação internacional, concentrando-as no primeiro semestre.
Se chegar a tal posto, o Brasil poderá enviar três competidores para a prova de estrada na Grécia.
"Foi nossa estratégia. Se mandássemos a seleção à Europa, não conquistaríamos os pontos que precisamos. Aqui gastamos mais, mas temos chance de atingir o objetivo", conta José Luiz Vasconcellos, vice-presidente da CBC.
Atualmente em 36º lugar no ranking, com 306 pontos, o Brasil busca superar Argentina (328), Moldova (393), Croácia (468), Venezuela (492), Canadá (515) e Nova Zelândia (520). O prazo para que isso aconteça é 30 de abril.
O Brasil criou, em 2004, a Volta do Paraná e a Volta de São Paulo, cuja última etapa parte de Campinas hoje. Além disso, também promoveu a Volta do Rio Grande do Sul à categoria internacional.
Somadas à Copa América e à Volta do Rio serão 1.091 pontos em disputa no Brasil até o fim do prazo. Apenas os dez primeiros brasileiros no ranking internacional somam pontos para o país.
Na América, o Brasil conta com cinco eventos da UCI até abril, os EUA terão dois, e Venezuela, Cuba e Argentina, um cada um.
Por enquanto, a única vaga do país foi conquistada por Murilo Fischer, campeão do Mundial B de Eigle (Suíça), em junho.
As mulheres terão tarefa mais complicada. Disputarão provas na Europa a partir de fevereiro.
Até agora, só há uma vaga para o país, obtida por Clemilda da Silva, também no Mundial B de Eigle. As brasileiras precisam subir de 28º para 25º na UCI e ter direito a duas vagas olímpicas.


O repórter Adalberto Leister Filho viaja a convite da CBC

Texto Anterior: Memória: Dominicano não conhecia as cores de seu novo país
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: Barcelona-Holanda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.