São Paulo, segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Phelps e Thiago "treinam" no Missouri

Brasileiro fica com a prata na 1ª disputa com recordista

DA REPORTAGEM LOCAL

Com marcas bastante modestas, Michael Phelps e Thiago Pereira conquistaram as duas primeiras posições do pódio dos 400 m medley ontem, no GP do Missouri (EUA).
O norte-americano, recordista da prova, levou o ouro com o tempo de 4min14s08. Thiago cravou 4min18s49.
O bronze ficou com o norte-americano Ryan Lochte, outro concorrente ao pódio olímpico na prova dos Jogos de Pequim.
O brasileiro admitiu que seu desempenho não foi dos melhores. Justificou dizendo que está no início da preparação.
"Foi um bom resultado, mas ainda está bastante acima do meu melhor tempo na distância [4min11s14]. Estava só treinando forte no Brasil. Por isso, o objetivo nessa competição era estar próximo dos rivais da Olimpíada", afirmou o recordista sul-americano da prova.
Nas eliminatórias, Thiago havia feito o terceiro melhor tempo (4min25s28), atrás de Phelps e de Pat Mellors, que ficou em sexto lugar na final.
Para o treinador Fernando Vanzella, o evento serviu para simular as condições que ocorrerão nas piscinas de Pequim.
"A preparação do Thiago está caminhando bem. Viemos para o GP do Missouri para iniciarmos o ano competitivo, e a idéia é colocar o atleta em um ambiente parecido ao que irá encontrar nos Jogos Olímpicos."
De acordo com ele, o tempo do pupilo pode ser explicado pelo seu estágio de preparação. Thiago tem feito treinos pesados de musculação e muita quilometragem na piscina.
Como os treinos visam a Olimpíada, em agosto, é de se esperar marcas significativas só daqui a alguns meses. Vanzella, porém, admite que Phelps, dono de seis ouros na Olimpíada-04, está braçadas à frente. "Ele está distante de todos."
O brasileiro estreou no GP do Missouri na sexta-feira, quando fez o 11º tempo nas eliminatórias dos 200 m costas (2min05s34). Nos 100 m livre, foi o 20º colocado (50s84).
Ontem, o brasileiro também nadaria as eliminatórias dos 200 m medley, prova em que aparecia com o quinto melhor tempo (1min57s79) entre os 96 atletas confirmados -Phelps não participaria da disputa.
Ontem, César Cielo levou o ouro nos 50 m livre. Ele cravou 22s01 (0s45 acima do recorde mundial , batido ontem por Eamon Sullivan). O francês Fred Bousquet e o sérvio Milorad Cavic completaram o pódio.


Texto Anterior: Recorde de Popov é superado
Próximo Texto: Ouro: Cielo vence disputa mais rápida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.