São Paulo, terça-feira, 18 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

"Inglaterra era como o Brasil", diz especialista

DA REPORTAGEM LOCAL

O inglês Andrew Martin, 46, professor sênior da Youth Sports Trust, entidade que revolucionou o esporte escolar inglês, enxerga paralelos entre Brasil e Inglaterra. À Folha Martin, que visitou o Brasil em evento da Unilever, compara os países e cita as dificuldades para implantar seu projeto.0 (EO)

 

FOLHA - Como era o esporte na Inglaterra?
ANDREW MARTIN -
Há dez anos, não era tratado de forma específica. Era como no Brasil. A educação física estava na legislação e no currículo, mas não era bem conduzida por falta de tempo e de técnica.

FOLHA - O que acha da monocultura esportiva, como ocorre com o futebol no Brasil?
MARTIN -
Na Inglaterra, o futebol também é tradicional. Tivemos de persuadir diretores e professores de que não existe só o futebol, que é tão popular [na Inglaterra] que os meninos perdem oportunidades em outras modalidades. E muitas crianças não gostam de esportes em equipe, preferem os individuais. No passado, educação física era dar uma bola para 30 crianças. Hoje se trabalha com grupos bem menores, e há mais equipamentos disponíveis. Alunos praticam natação, futebol, tênis, ginástica olímpica, atividades ao ar livre, como passeios na floresta com o auxílio de mapas. Em alguns casos, as crianças, entre esses tipos de ações, experimentam até cinco horas semanais de atividades.

FOLHA - Qual foi a principal dificuldade que enfrentou?
MARTIN -
O desafio foi fazer os diretores das escolas entenderem que não estávamos brincando. A conscientização foi muito importante, pois eles são uma peça-chave. Se não implantam, não tem jeito. Preparamos 400 profissionais só para fazer o trabalho de convencê-los. E os atletas ajudaram.

FOLHA - De onde saiu a verba para implantar o projeto?
MARTIN -
A verba veio do Departamento de Educação, que é o terceiro mais poderoso do governo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Candidatura a 2016 pode mudar até educação física
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.