São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina cria medidas de segurança

THIAGO GUIMARÃES
DE BUENOS AIRES

Após um confronto entre torcedores no final de semana, o governo da Argentina informou ontem que vai controlar o acesso nos estádios para evitar a entrada de vândalos.
Segundo o ministro da Justiça, Aníbal Fernández, o Estado dividirá com os clubes o controle da entrada de torcedores nas arenas, em acordo com a AFA (Associação do Futebol Argentino).
O anúncio veio após enfrentamento a tiros entre alas rivais de "barrabravas" (torcedores violentos) do Boca Jrs., que deixou dois feridos em Buenos Aires. Uma idosa foi baleada na perna.
A origem do confronto está nos benefícios concedidos aos "barrabravas" pelos clubes. Envolvidos no cotidiano das equipes, fazem dinheiro com atividades relacionadas aos jogos e revenda de ingressos.
Em outra tentativa de combater a violência no futebol, a AFA aprovou neste ano um "cadastro nacional de torcedores", um registro prévio obrigatório para a entrada nos estádios, assim como o que ocorrerá no Brasil.
A proposta é que o sistema -no qual cada torcedor teria cartão magnético com foto, nome, número de documento e impressão digital- entre em vigor em 2010 na elite.
Ex-dirigente do Quilmes, da Série B argentina, o ministro já disse que o cadastro "não serve para nada" se não for acompanhado por outras medidas. Ele defende o fim da venda de ingressos nos estádios e a identificação de vândalos para fins judiciais.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Contra incógnita, São Paulo joga por melhor começo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.