São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC viu "mau negócio", mas deu aval

DO PAINEL FC

Uma investigação do BC (Banco Central), iniciada em 1999 e concluída no ano passado, definiu como um "mau negócio" o empréstimo de US$ 7 milhões feito pela CBF no Delta Bank (EUA), pelo qual a entidade pagou nada menos que US$ 652 mil de juros (43% ao ano).
Apesar disso, o órgão concluiu que não houve irregularidade na transação financeira.
A análise do BC, feita em Belo Horizonte, chegou a apontar a necessidade de uma investigação do caso por parte do Ministério Público, pois, no entender de uma funcionária que analisou o empréstimo, existiam "fortes indícios de evasão de divisas".
Ela, então, encaminhou o caso para o departamento jurídico, que apontou crime contra o sistema financeiro nacional.
No entanto, em maio do ano passado, o BC decidiu que não iria remeter o caso para o Ministério Público. No entender do órgão, os indícios apontados pela funcionária não eram suficientes para configurar irregularidades.
"Concluímos pela não-comunicação ao Ministério Público", escreveu uma procuradora.
Para a instância final do BC, as operações da CBF com o Delta foram legais, e o "mau negócio" só poderia ser questionado pelos membros da confederação, por ser ela uma "associação civil de direitos privados".
O que mais chamou a atenção do BC foram os juros, considerados altos demais para o período -segundo semestre de 1998, em meio à crise da Rússia. (JAB)

Texto Anterior: Clube acusa vice da entidade de desvio
Próximo Texto: Futebol: Palmeiras pega chilenos hoje sem saber o que quer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.