São Paulo, terça-feira, 18 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Treinador vai dirigir o clube que Luxemburgo, que acaba de sucedê-lo no Santos, levou ao último título brasileiro

Leão vai para o Cruzeiro e sela troca-troca

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se Vanderlei Luxemburgo ficou com os ""Novos Meninos da Vila", Emerson Leão pegou a ótima estrutura do Cruzeiro. O ex-treinador santista foi confirmado ontem como técnico do atual campeão brasileiro, o que selou o troca-troca entre recordistas do Nacional que são ferrenhos rivais.
Luxemburgo é o maior ganhador de troféus do Brasileiro. Conseguiu quatro taças (1993, 1994, 1998 e 2003). Mas Leão, somando sua carreira de treinador e jogador, é imbatível em jogos no Nacional -são 562 partidas no total.
"Juntou a fome com a vontade de comer." Assim o presidente do Cruzeiro, Alvimar Perrella, anunciou a contratação de Leão. O acerto aconteceu em São Paulo.
A contratação de Deivid pelo Santos e a tentativa do clube paulista em acertar com Ricardinho foram sinais, inclusive para Leão, de que Luxemburgo tinha estabelecido contatos com a diretoria santista antes da saída de Leão.
Na disputa pelo título do Nacional passado, os dois duelaram quase até o final. Luxemburgo levou a melhor, mas Leão apontou alguns favorecimentos ao time mineiro ao longo da disputa -ele criticou a arbitragem, por exemplo, no jogo em que o Cruzeiro venceu o Santos por 3 a 0.
Com a ambição de vencer a Libertadores e o Mundial interclubes pela primeira vez, Luxemburgo assumiu a equipe montada por Leão, adiando assim seu plano de treinar um time europeu. Já Leão vai encarar um Cruzeiro mais frágil do que o do ano passado, especialmente porque o meio-campista Alex está de saída do clube.
"Mas nós vamos buscar outro jogador, embora não tenhamos falado sobre nomes", garantiu o presidente cruzeirense -ele também pode negociar um lateral-direito (Maurinho ou Maicon).
O Santos foi derrotado nesta temporada pelo Cruzeiro por 3 a 1. Leão estava no comando do time paulista, mas Luxemburgo já não dirigia mais a equipe mineira.
Além de duelarem no Brasileiro (hoje, o Cruzeiro tem cinco pontos a mais que o rival na tabela), os dois técnicos poderão se cruzar na Copa Sul-Americana nesta temporada -o time mineiro já foi eliminado da Libertadores.
Leão assume o Cruzeiro após a demissão de Paulo César Gusmão, ex-auxiliar de Luxemburgo. O contrato dele dura até dezembro e pode ser renovado por mais um ano. Ele deve ganhar por mês R$ 250 mil, um pouco mais do que recebia na Vila Belmiro.


Com a Agência Folha, em Belo Horizonte

Texto Anterior: Basquete: Paulista testa disparidade em semifinais
Próximo Texto: São Paulo abre porta de saída a Luis Fabiano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.