UOL


São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Pelé despertou tietagem da Colômbia em 68

DA REPORTAGEM LOCAL

A Colômbia é historicamente um país acolhedor para o Santos. Uma das histórias mais famosas do clube ocorreu no estádio Nemesio Camacho, conhecido como El Campín. Nele, Pelé foi expulso em um jogo em julho de 1968 entre o Santos e a seleção olímpica do país, mas acabou voltando à partida.
O juiz colombiano Guillermo "Chato" Velásquez foi ofendido por Pelé, que tentou cavar um pênalti quando o jogo estava 2 a 2, e expulsou o ídolo santista para a decepção do público, que queria ver o jogador.
Após muita confusão, Pelé voltou a campo, e Velásquez, acuado, foi afastado do jogo.
Em 1960, o Santos atuou contra o Independiente Medellín, seu adversário de hoje, em uma excursão à Colômbia. O time de Pelé venceu por 2 a 1.
Neste ano, a passagem do Santos pela Colômbia também foi memorável. Na goleada de 5 a 1 sobre América de Cali, a torcida aplaudiu de pé o time visitante, em especial Robinho, comparado por alguns a Pelé.
Depois dessa partida, aliás, Robinho caiu de rendimento.
Há ainda a chance de o Santos fazer o primeiro jogo da decisão da Libertadores na Colômbia, pois o América de Cali luta para ser finalista. (RBU)


Texto Anterior: Clube mantém força política e posterga partida
Próximo Texto: A rodada: Flamengo não altera time
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.