São Paulo, sexta-feira, 18 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula afirma que clubes não vão ter abatimento

WILSON SILVEIRA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Lula disse que o governo chamará dirigentes de clubes de futebol para discutir saídas para a crise que enfrentam. E alertou, bem-humorado: "Os botafoguenses, os corintianos e os flamenguistas não fiquem acesos, porque não vai ter amortização de dívida".
A amortização, ou pelo menos a renegociação das dívidas, é o principal ponto de um texto que deve ser enviado por grandes clubes ao presidente.
O corintiano Lula falou sobre a crise do futebol ao abrir ontem a 1ª Conferência Nacional do Esporte, que vai discutir durante três dias uma proposta para a lei de incentivo ao setor.
O presidente afirmou que uma iniciativa importante do Ministério do Esporte está voltada para enfrentar a crise que atinge vários clubes de futebol. "O objetivo é melhorar a gestão, equacionando os seus problemas financeiros. Teremos que discutir com muita seriedade o problema dos clubes."
Segundo Lula, o problema dos times é também do país. "Não adianta fingir que não é conosco, pois alguns times deixaram de ser só um time de futebol e viraram patrimônio do nosso país. Temos que encontrar um jeito de ajudar a resolver esse problema profundo."
O presidente citou mais de dez de clubes, mas discorreu mais sobre o Botafogo. "Tenho amigos botafoguenses, como o presidente da Petrobras [José Eduardo Dutra], que é doente, e o governador do Mato Grosso do Sul [Zeca do PT], que sai de Campo Grande para ver o Botafogo perder de 4 a 0. Temos a obrigação de chamar a direção do Botafogo e de outros times e discutir o que pode ser feito para que eles sobrevivam."
O presidente criticou ainda as vendas de jovens talentos. "Se os times ficarem formando e perdendo jogadores, não conseguiremos ser mais o que já fomos no futebol mundial."


Texto Anterior: Outro lado: Ex-presidente diz que autuação é improcedente
Próximo Texto: Tênis: Até equipe-tampão é dúvida para Davis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.