São Paulo, domingo, 18 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gana quebra jejum de africanos no Mundial

Time vence tchecos e, se bater EUA, vai às oitavas

DA REPORTAGEM LOCAL

Foram necessários oito jogos para que os africanos chegassem à primeira vitória na Copa da Alemanha. Ontem finalmente ela aconteceu.
Gana superou o favoritismo que a boa impressão na primeira rodada dera à República Tcheca e aplicou um 2 a 0 na rival européia. Antes, a África só havia pontuado nos empates de Tunísia contra a Arábia Saudita e de Angola contra o México.
A vitória de Gana poderia ter sido maior, não fosse a falta de pontaria do atacante Gyan Asamoah, que fez o primeiro gol (o mais rápido desta Copa, aos 2min), mas perdeu muitos outros -inclusive uma cobrança de pênalti- e da atuação do goleiro tcheco Petr Cech, que fez pelo menos três defesas cara a cara com os adversários.
A partida marcou também os primeiros dois gols e a primeira vitória de Gana numa Copa. O país é um dos estreantes que se classificaram para o Mundial.
O resultado colocou os ganeses na disputa de uma das vagas do Grupo E para as oitavas-de-final. Com três pontos, estão em terceiro lugar na chave -os tchecos, também com três pontos, estão à frente pelo saldo de gols, e a Itália é a líder, com quatro-, o que lhes credencia como potenciais adversários do Brasil nos mata-matas.
E se isso de fato ocorrer, já que Gana depende apenas de si para avançar -República Tcheca e Itália se enfrentam na última rodada-, os brasileiros deverão tomar cuidado com jogadas trabalhadas pelo meio. Ontem, os volantes Muntari, autor do segundo gol, e Essien não se limitavam a tentar anular os meias Nedved e Rosicky, destaques tchecos na estréia. Eles também iam ao campo de ataque para auxiliar o meia Appiah na armação do ataque.
A principal jogada ofensiva da seleção africana foi a bola enfiada entre os defensores tchecos, que jogavam numa linha de quatro e deixavam espaço para lançamentos entre suas costas e o goleiro Cech.
Na última rodada, na quinta-feira, Gana pega os EUA.


Texto Anterior: Ríspido, jogo lembrou um outro futebol
Próximo Texto: Homenagem: Jogadores de Gana mostram bandeira de Israel na comemoração de um dos gols
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.