UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTSAL

Ala irá defender time espanhol

Melhor do mundo, Tobias vai para Europa

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Eleito o melhor jogador do mundo em 2002, o ala Manoel Tobias acertou ontem sua transferência para a Espanha. O jogador assinou um contrato de dois anos com o Cartagena, que terminou a última liga em 14º lugar.
Sempre contrário a uma transferência para o exterior, Tobias foi convencido pela estabilidade oferecida pelo clube espanhol.
"Estou indo sem querer ir. Mas recebi uma proposta irrecusável. Tenho mais uns cinco anos de carreira, e esse contrato irá me proporcionar independência financeira", justifica o jogador.
O ala era a maior aposta do São Bernardo para conquistar seu primeiro título da Liga Futsal. O sonho foi encerrado na segunda-feira, quando a equipe foi eliminada nas semifinais pela Ulbra.
"Fiz o melhor que pude, mas estou triste por não ter conseguido trazer o primeiro título da liga para São Paulo", diz o jogador.
A ida de Manoel Tobias, 31, para o São Bernardo no início do ano motivou, em grande parte, uma mudança nas regras dos Jogos Abertos do Interior. O futsal era disputado só entre atletas sub-21.
Algumas cidades pediram a liberação de ao menos três jogadores acima do limite permitido. A reivindicação -atendida- chegou a ser apelidada de "Lei Manoel Tobias". O ala, no entanto, não atuará nos Jogos Abertos.
O atleta era a última grande estrela da seleção que jogava no país. A convocação de atletas que atuam no exterior sempre enfrentou resistência, principalmente de Carlos Bittencourt, homem forte da Confederação Brasileira de Futsal. Em março, porém, o técnico da seleção, Fernando Ferretti, admitiu que não daria para disputar o Mundial da China, em 2004, sem contar com atletas como Schumacher e Vander Carioca.
Além de Tobias, o São Bernardo, que assinou parceria com o clube Banespa até 2008, perdeu mais dois atletas importantes, que também irão atuar na Europa.
O fixo Gôda irá defender outro time espanhol, o Santiago de Compostela, equipe que já conta com o ala brasileiro Alemão.
Já o goleiro Alexandre, reserva de Serginho, jogará no Prato, clube de outro atleta nacional, Sandrinho, e atual campeão italiano.
Após a queda na liga, o São Bernardo pode optar por manter uma equipe mais modesta no segundo semestre. Até agora, não está prevista nenhuma contratação de impacto para substituir os atletas que deixaram a equipe.


Texto Anterior: Bons fluidos
Próximo Texto: Boxe - Eduardo Ohata: À procura de Tyson
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.