São Paulo, sábado, 18 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De férias, Luxemburgo faz anúncio via Twitter

Treinador, demitido recentemente pelo Palmeiras, assume Santos na segunda

Amanhã, ante o São Paulo, Serginho Chulapa comanda o time; novo técnico, que está no Tocantins, fará sua estreia na quarta, na Vila

DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Vanderlei Luxemburgo comandará o Santos pela quarta vez. Ontem, a diretoria do clube alvinegro e o treinador chegaram a um acordo.
Luxemburgo está no Tocantins, passando férias, e só volta a São Paulo amanhã. Na segunda-feira, assina o contrato e começa a trabalhar no clube.
Ontem, às 21h40, o técnico anunciou via Twitter e em seu blog que havia fechado com o time da Vila Belmiro.
"Assinei contrato com o Santos Futebol Clube. Irei me apresentar apenas na segunda- -feira, porque já havia programado compromissos pessoais inadiáveis", escreveu. "Estou muito contente de retornar a esse grande clube, com o qual possuo grande identificação", completou Luxemburgo.
O Santos, também pelo Twitter, confirmou a contratação do novo técnico minutos depois.
Na quarta-feira, a assessoria de imprensa do clube disse que o nome do novo técnico seria anunciado pelo microblog. Foi assim, mas quem deu a notícia foi o contratado, não o clube.
Luxemburgo também inovou quando foi demitido pelo Palmeiras. Anunciou pelo seu blog, na madrugada do dia 27 de junho, a sua dispensa.
Amanhã, diante do São Paulo, no Morumbi, o interino Serginho Chulapa dirige o time.
O ex-treinador do Palmeiras fará sua estreia na partida contra o Atlético-PR, na quarta-feira, na Vila Belmiro.
Segundo pessoas próximas ao presidente do Santos, Marcelo Teixeira, a primeira opção para assumir o clube era Muricy Ramalho, recentemente demitido pelo São Paulo.
No começo da semana, o procurador de Muricy, Márcio Rivellino, e a diretoria santista estiveram muito próximos de um acordo. Mas a dificuldade de falar com o ex-são-paulino e até com seu agente nos últimos dias irritou os santistas, que foram em busca de Luxemburgo.
A primeira vez que ele dirigiu o Santos foi em 1997, quando conquistou o Torneio Rio-São Paulo daquela temporada. Em 1998, foi para o Corinthians.
Dirigiu a seleção brasileira de 1998 a 2000 e voltou ao time do Parque São Jorge em 2001. No ano seguinte, comandou o Palmeiras. Em 2004, voltou ao Santos. Venceu o Brasileiro e, no ano seguinte, se transferiu para o Real Madrid.
Após o fracasso na Espanha, retornou à Vila Belmiro. Foi campeão paulista em 2006 e em 2007, mas deixou o clube no começo de 2008 para, retornar ao Palmeiras -faturou o Paulista do ano passado.
Ontem, Chulapa fez um treino em campo reduzido -desde terça, quando assumiu, a equipe não fez nenhum coletivo- e não quis revelar a equipe que enfrentará o São Paulo.
"O time vem de um desgaste grande. Achei que tinha de ter mais trabalho de posse de bola do que coletivo. Sobre o Rodrigo e o Fabão [suspensos], a gente ainda vai ver o que é melhor", afirmou o treinador interino.
O lateral Wagner Diniz, emprestado pelo São Paulo ao Santos, também está fora, já que seu contrato de empréstimo o impede de enfrentar a agremiação do Morumbi.
A sucursal do Sindicato dos Jornalistas da Baixada Santista divulgou uma nota de repúdio em que pede ao STJD a punição de Chulapa, que na quarta empurrou um repórter após o empate em 3 a 3 com o Barueri. Depois, voltou ao gramado e se desculpou com o profissional.
"Não tenho o que falar. Não estou nem aí com isso. Minha preocupação é o Santos", disse.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Cobranças e otimismo dividem são-paulinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.