São Paulo, sábado, 18 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lesão pode tirar Derly do Mundial

Médicos dizem que judoca não deve se recobrar até o campeonato, em agosto

Bicampeão será reavaliado na segunda, um dia antes de a CBJ anunciar convocados para a competição de judô mais importante do ano

LUÍS FERRARI
EDITOR-ADJUNTO DE MUNDO

Se depender da equipe médica com quem tem realizado em média oito horas diárias de tratamento para se recuperar de lesões nos músculos abdominal e adutor direitos, o bicampeão mundial João Derly não deverá defender seus títulos no Campeonato Mundial de judô, que acontece entre 26 e 30 de agosto em Roterdã (Holanda).
Segundo a reportagem apurou, os médicos que monitoram a evolução do meio-leve (até 66 kg) repassarão à comissão técnica da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) detalhes do quadro clínico do atleta gaúcho, a fim de que a entidade decida sobre sua participação no Mundial. "A princípio, não deve lutar", declarou um deles.
Derly, que sofreu as lesões no último dia 7, tem prevista uma avaliação final para depois de amanhã, de acordo com seu treinador, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. No dia seguinte, a CBJ pretende anunciar a equipe que defenderá o país nos tatames holandeses.
O técnico relata que "o João quer lutar até o fim, ele é muito guerreiro e tem se dedicado intensamente ao tratamento".
Ele diz acreditar que o pupilo, primeiro brasileiro campeão de um Mundial na história do judô brasileiro (no Cairo, em 2005, feito que repetiu no Rio, há dois anos), estará plenamente recuperado até a data de início do campeonato.
"Mas, como precisará ainda de um tempo parado, ele pode perder ritmo de luta na reta final de preparação", ressalva Kiko, ponderando que isso poderia comprometer o desempenho de Derly, que, na condição de bicampeão mundial, não poderia correr o risco de competir aquém da plenitude de sua forma, dado que é um judoca tarimbado na categoria.



Texto Anterior: José Geraldo Couto: No creo en las brujas, pero...
Próximo Texto: Convocação: Técnico cobra coerência da CBJ
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.