São Paulo, sábado, 18 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Em 50, foram só 6 sedes e 13 seleções

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil já sediou uma Copa, mas com um tamanho bem mais modesto daquela que pretende hospedar em 2014.
Em 1950, foram apenas seis sedes (serão 12 em 2014). O número de participantes, prejudicado pela Segunda Guerra e desistências de última hora, ficou em 13, ou 19 a menos do que terá a competição de daqui a sete anos.
As diferenças climáticas não eram tão grandes. Das seis cidades escolhidas, a única que ficava fora do Sul ou do Sudeste era Recife, mas a capital pernambucana foi palco de apenas um jogo -uma vitória dos chilenos sobre os americanos por 5 a 2.
A seleção dos EUA, aliás, foi uma das que mais sofreu nas viagens em uma época em que o transporte aéreo nacional ainda era incipiente e não tão rápido. O time jogou em Curitiba, Belo Horizonte e Recife. É verdade que conseguiu uma das maiores proezas da história das Copas ao ganhar da Inglaterra na capital mineira, em confronto que virou até filme, mas também é verdade que acabou na lanterna da sua chave.
Na ocasião, a Copa teve um quadrangular decisivo no lugar das tradicionais semifinais e final. A fase foi toda concentrada no Rio (Maracanã), onde o Brasil sempre jogou, e São Paulo (Pacaembu). (PC)


Texto Anterior: Cidades disputam Copa de extremos
Próximo Texto: CBF ensina candidatos a tratar a Fifa nas inspeções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.