São Paulo, sábado, 18 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBF ensina candidatos a tratar a Fifa nas inspeções

DA SUCURSAL DO RIO

A CBF repassou ontem a representantes de 18 cidades que esperam abrigar a Copa de 2014 procedimentos para recepcionar os inspetores da Fifa na próxima semana.
A partir de quinta, representantes da entidade que comanda o futebol mundial irão visitar o país para detalhar a candidatura brasileira.
""Na verdade, foi um dever de casa sobre o que vai acontecer. Passei tudo que eles deverão cumprir dentro do projeto aos membros da Fifa", disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, após o encontro, realizado em um hotel na zona oeste do Rio de Janeiro.
Na inspeção, os representantes da entidade visitarão Rio, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte. As outras cidades farão uma apresentação aos funcionários da Fifa em um hotel do Rio.
""Eles querem conhecer os estádios, os sistemas de segurança, hospitalar, de aeroportos dessas cidades", disse Teixeira, que entregou neste mês o caderno de encargos da candidatura brasileira ao presidente da Fifa, Joseph Blatter.
O Brasil é candidato único ao Mundial de 2014. Mesmo assim, Blatter já anunciou em diversas oportunidades que isto não garante que o país receberá a competição. Segundo o cartola, o país precisa cumprir as exigências para a competição. Os inspetores da Fifa ficarão no Brasil até o dia 2 de setembro.
""Esta Copa vai depender de nós mesmos. Por isso, temos que nos preparar bem", disse Teixeira, que ainda não apresentou o custo do Mundial. O Pan saiu por R$ 3,7 bilhões aos cofres governamentais (estadual, municipal e federal).
Mesmo assim, o dirigente adiantou que a Copa terá gastos públicos. ""A iniciativa privada vai cuidar de tudo aquilo que pode ser dela, mas segurança e infra-estrutura terão que ser feitas pelo Estado", disse o dirigente, que foi recém-reeleito para a presidência da CBF.
O projeto brasileiro entregue ao presidente da Fifa é um calhamaço de 900 páginas. Na cerimônia realizada na Suíça, Teixeira esteve acompanhado do atacante Romário e do escritor Paulo Coelho, amigo de Blatter e de Teixeira.
Em 30 de outubro, o Comitê Executivo da entidade decide se o Mundial será no país. Se isso ocorrer, as 12 prováveis cidades-sede serão definidas em junho de 2008.
Teixeira não quis dar detalhes da candidatura brasileira, mas disse que as cerimônias de abertura e encerramento da competição serão ""realizadas no eixo Rio-São Paulo".


Texto Anterior: Memória: Em 50, foram só 6 sedes e 13 seleções
Próximo Texto: Coadjuvantes: Cidades fora da disputa também querem participar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.