São Paulo, terça-feira, 18 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusados de doping ressurgem na Unesp

FLÁVIA FERNANDES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM PRESIDENTE PRUDENTE

Dois dos envolvidos no maior escândalo de doping da história do atletismo brasileiro, o fisiologista Pedro Balikian Júnior e o técnico Inaldo Sena voltaram ontem à rotina de aulas na Unesp de Presidente Prudente (560 km a oeste de São Paulo).
No campus, Balikian ministrou aula pela manhã. O coordenador em fisiologia do exercício não comentou a acusação do técnico Jayme Netto Júnior.
"No momento oportuno, eu vou me pronunciar. Não tenho nada a temer", disse, no primeiro contato com a imprensa desde que o caso veio à tona.
Balikian Jr. foi acusado de indicar EPO (eritropoietina) para cinco atletas flagrados pelo antidoping, escândalo revelado no dia 4. O exame pegou os atletas de surpresa em 15 de junho. Os atletas que iriam disputar o Mundial de atletismo foram submetidos a testes de urina logo após um treino na Unesp.
Ontem, na primeira aula, nenhum dos alunos do quarto ano de educação física quis falar do caso na sala de Balikian Jr.
Porém, nos corredores da universidade, os comentários sobre doping tiveram mais destaque do que a gripe suína, que adiou o reinício das aulas. Alguns alunos chegaram a dizer que colegas estariam envolvidos nas aplicações e medições.
A Unesp, que prometeu apurar a participação de Jayme Netto Jr. e Pedro Balikian Jr. no escândalo, nega que estudantes possam estar envolvidos. "A Unesp não teme que a participação de alunos tenha ocorrido. Não sabemos de ninguém que tenha participado", comentou o chefe do departamento de educação física, Ismael Forte Freitas Júnior.
Na pista, Inaldo Sena, que não é funcionário da Unesp, mas usa a pista graças a um convênio com a prefeitura, está retomando aos poucos as atividades. "Alguns atletas desistiram de treinar comigo. Mas outros ainda acreditam no meu trabalho", afirmou. Ele dividia a preparação de duas atletas com Jayme Netto Júnior, que está oficialmente de licença.


Texto Anterior: Jadel busca medalha, mas admite estar fora do ponto
Próximo Texto: Em SP, Teixeira critica times do RJ, COB e seleção-06
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.