São Paulo, domingo, 18 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Mais segura' do país, cidade deve ficar atenta, afirma especialista

DE SÃO PAULO

Guadalajara se considera a cidade mais segura do México e se gaba dessa diferenciação em vídeo oficial dos Jogos Pan-Americanos.
Porém o narcotráfico e até mesmo a ação do terrorismo não são preocupações descartadas por especialista no assunto durante o evento.
"Guadalajara é mais segura em comparação às cidades do Norte, como Juárez, Tijuana e Monterrey [a cerca de 800 km]. Mas a presença de vários cartéis do narcotráfico na disputa por território a obriga a estar atenta", diz o mexicano Mario Arroyo, mestre em política criminológica pela Escola de Economia e Ciência Política de Londres.
Para ele, episódios como o corrido na última segunda-feira, quando a polícia foi atacada com bazucas e granadas por criminosos na região central de Guadalajara confirmam o receio.
Após o conflito que deixou dois mortos, até o procurador de Justiça do Estado, Tomás Coronado, disse ser impossível controlar enfrentamentos entre facções rivais no Pan.
Exército e Marinha foram convocados a atuar na segurança da competição.
"Mas [a atuação] será limitada a áreas estratégicas. Guadalajara não será um quartel-general", ameniza Mario Arroyo. (MM e ML)



Texto Anterior: Ruas e estádio de atletismo sem pista preocupam
Próximo Texto: Brasil fica a 1 vitória de voltar à elite
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.