São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

A RODADA

Ponte abre 2 a 0, festeja classificação, mas Flu vira com Romário e pega o São Caetano

A torcida chegou a comemorar a classificação, o clube chegou a ficar entre os oito primeiros do Campeonato Brasileiro e o time chegou a permanecer na frente do Fluminense, com 2 a 0.
Mas, ao final da última rodada da competição, a Ponte Preta terminou na 13ª colocação da tabela, pois cedeu a virada e acabou sendo derrotada por 3 a 2 pelo rival carioca, ontem à tarde, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
O resultado garantiu a classificação do Fluminense, único clube carioca a passar para a fase final do Brasileiro. O gol da classificação foi marcado pelo atacante Romário, aos 35min do segundo tempo, após uma falha gritante do zagueiro Marinho.
Como em outras jornadas do Nacional, o time do técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, desperdiçou a vantagem de atuar em casa.
A apatia dos ponte-pretanos revoltou os torcedores, que pediram a saída de Vadão.
Entretanto, o fator determinante para a derrota foi o excesso de gols perdidos pelos atacantes.
Logo nos primeiros dez minutos de jogo, Basílio deixou de marcar três vezes, uma delas de frente para o zagueiro Andrei e com o gol vazio.
O time de Campinas desarmava mais e criava as melhores chances, mas os cariocas eram rápidos com a bola e levavam perigo nos contra-ataques.
Os demais resultados da rodada favoreciam a Ponte e Vadão cobrou mais objetividade dos jogadores no intervalo. Deu resultado. Logo aos 8min da segunda etapa, o meia Caíco abriu o placar, com um chute forte da entrada da área. Aos 20min, Fabrício Carvalho ampliou, de cabeça.
O técnico do Fluminense, Renato Gaúcho, colocou em campo Magno Alves e Carlos Roberto. O jogo mudou.
Os cariocas passaram a dominar a partida e fizeram três gols. O atacante Roni marcou aos 23min e aos 27min. Para piorar, o volante Roberto foi expulso pela Ponte.
E, aos 35min, Marinho dominou, dentro da área, de costas para Romário, e tentou sair jogando. Ele roubou a bola e sacramentou o triunfo do Flu.

Inter escapa da 2ª divisão
Ao coro de "marmelada" da torcida paraense, o Internacional-RS (21º, com 29 pontos) venceu o Paysandu (20º, com 29 pontos), em Belém, e se afastou do rebaixamento.
Livre do rebaixamento e sem chances de classificação, o Paysandu jogava apenas para cumprir tabela. Já o Internacional precisava da vitória para escapar do rebaixamento.
O clube gaúcho abriu o placar aos 13min do segundo tempo com um gol de Mahicon Librelatto, que chutou da entrada da área. Três minutos depois, Fernando Baiano ampliou com um gol de falta.

Cruzeiro não se classifica
Num jogo em que ambos lutavam diretamente pela classificação, o Cruzeiro (9º, com 39 pontos) venceu ontem o Goiás (12º, com 36), mas não conseguiu a classificação em razão dos outros resultados da rodada. O Goiás também está fora.
O primeiro gol saiu no segundo tempo. Aos 11min, Lucas tocou em elevação para Marcelo Ramos, que abriu o placar. O time da casa voltou a marcar, aos 37min, novamente com Marcelo Ramos.

Maurílio salva o Paraná
Após estar perdendo por 2 a 0, o Paraná (22º, com 28 pontos) arrancou um empate contra o Figueirense (17º, com 31 pontos) e conseguiu escapar do rebaixamento para a segunda divisão do Brasileiro.
O Figueirense abriu o placar aos 9min, com Lino. Aos 32min, ampliou com um gol do atacante Thiago Gentil.
O Paraná descontou no segundo tempo com dois gols de Maurílio, aos 32min (cobrança de pênalti) e aos 38min.

Grêmio bate o Atlético-MG
Com ambos classificados para a próxima fase, o Grêmio (5º, com 41 pontos) venceu ontem o Atlético-MG (6º, com 40), no estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS). Seu adversário na próxima fase será o conterrâneo Juventude.
O Atlético-MG pegará o Corinthians na sequência.
O único gol da partida saiu aos 24min do primeiro tempo, em cobrança de pênalti do lateral Anderson Lima, sofrido por Adriano Chuva.

Gama goleia na despedida
O Gama (25º, com 25 pontos), que jogou em casa e já estava rebaixado à segunda divisão, eliminou as chances de o Coritiba (11º, com 36) seguir no Brasileiro ao aplicar uma goleada no adversário.
No primeiro tempo, o Coritiba perdeu o zagueiro Pícoli, que recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Os gols do Gama, que iniciou o jogo de modo mais ofensivo, foram marcados por Dimba, autor de dois, Rodriguinho e Dario.

Campeão faz 4 no adeus
Sem ter se classificado para a próxima fase do Brasileiro-2002, o atual campeão Atlético-PR (14º, com 34 pontos) despediu-se ontem da competição goleando o time do Juventude (4º, com 41 pontos).
Classificado, o Juventude fará na próxima fase o clássico gaúcho contra o Grêmio.
0Todos os gols saíram no segundo tempo. Jadílson, aos 22min, aos 31min e aos 43 min, e Alex Mineiro, aos 28min, foram os autores.

Fla empata em "amistoso"
Em uma partida com ritmo de amistoso, Flamengo (18º, com 30 pontos) e Guarani (16º, com 33 pontos) empataram no Maracanã. A equipe carioca marcou aos 7min do primeiro tempo, com Zé Carlos. O Guarani virou ainda na etapa inicial com Creedence, aos 19min, e Sérgio Alves aos 22min. No segundo tempo, Liédson empatou aos 17min.
As duas equipes não tinham mais chances de classificação nem fugiam do rebaixamento.



Texto Anterior: Parreira queria clássico na 2ª fase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.