São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

De volta às aulas
O projeto-piloto para a paz nos estádios, que estréia no Paulista-06, prevê que os jogos tenham classificação semelhante àquela usada nos colégios. Partidas entre "grandes", com histórico de violência e que valham título receberão a maior graduação, "A++", que exigirá maiores cuidados com a segurança.

Clube privé
Segundo o plano formulado pela Comissão Interministerial para a Paz no Esporte, só quem estiver cadastrado na FPF e sem o currículo sujo poderá freqüentar a área reservada às organizadas. A entrada dependeria da apresentação de um passe, que poderá ser revogado.

Tartarugas Ninja
Segundo projeto, os policiais que trabalharem nos estádios vestirão coletes verde cítrico. A opção pela tonalidade serve para que a polícia se destaque permanentemente, demonstrando o acompanhamento full time.

Monitor
Enquanto vão sendo implantadas as medidas iniciais, o secretário da Segurança de SP, Saulo de Castro Abreu, terá a primazia no acompanhamento do andamento do projeto em sua totalidade, como as sugestões de alterações na lei.

Casa de ferreiro
De posse das estatísticas da votação da Timemania, simpatizantes da loteria apontaram que "foi a primeira vez na legislatura que os deputados do PSDB não seguiram a orientação da liderança, que pedia "não". Dos 32 deputados da sigla que votaram, somente 15 foram contra.

Passado condena
Além da pretensão salarial, uma razão política dificulta a permanência de Sérgio no Palmeiras. É lembrado por conselheiros e dirigentes como um estopim da crise criada por causa das férias em 2004. Então na luta pelo título, o Palmeiras perdeu para Flamengo e Guarani.

Bolso sem fundo
O Clube dos 13 está com o caixa quase vazio, o que o impossibilita de ajudar os times. São só R$ 250 mil de reserva, bem menos do que de costume. A explicação para a falta de recursos são os filiados na Série B, que sempre pedem empréstimos.

Reserva
No orçamento de 2006 da entidade, aprovado na última semana, está prevista uma sobra de R$ 778 mil. Esse dinheiro também não será suficiente para os constantes pedidos dos times. Mas deixará o C13 mais folgado.

Me dá um dinheiro aí
Filho do prefeito do Rio, César Maia, o deputado Rodrigo Maia (PFL-RJ) pressiona o governo federal para liberar verbas do BNDES para o Pan-2007. O ministro da Articulação Política, Jaques Wagner, prometeu conversar com o banco e dar uma resposta em breve.

Desespero
A prioridade da Prefeitura do Rio é arrumar dinheiro do banco de desenvolvimento para custear as obras do autódromo, que estão atrasadas e terão de passar por nova licitação. Mas também há previsão de verba para reformas do anel viário em volta do estádio João Havelange.

Barulho por nada
Dirigentes de clubes da Série B estão insatisfeitos. Além de apontar que a auditoria que investigou supostas irregularidades do ex-presidente Peter Silva não detectou nada, reclamam do fato de a FBA, entidade que gere a competição, ter um presidente cujo time está na Série A.

Sem reserva
O Flamengo queimou um dos recursos que teria para contratar reforços para próximo ano para saldar os salários do clube nos últimos meses. Utilizou para isso todo o crédito de 1 milhão que tinha no português Porto referente a negociação de Íbson.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo:
- O presidente da Federação Paulista ou o da CBF não é presidente de clube, é do futebol. Não pode se preocupar só com os clubes e esquecer o resto.

CONTRA-ATAQUE

Parte do time

Jogadores do time uruguaio Rocha tinham de comemorar a conquista do título nacional de forma muito especial. Afinal, nunca na história uma equipe de fora da capital, Montevidéu, conquistara o troféu.
Após ganhar o torneio Apertura, no último dia 7, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Rampla Juniors, os atletas festejaram levando uma vaca ao gramado. Não foi para imitar o evento internacional de arte de rua "Cow Parade", que visitou o Brasil há até pouco tempo. Era uma vaca de verdade.
Tudo porque em uma equipe de reportagem havia flagrado uma vaca durante um dos treinos do time, o que provocou piadas da parte da mídia.
A presença do animal no campo foi a forma que encontraram para dar um tapa com luva de pelica em seus detratores.


Próximo Texto: Brasileiros buscam o tri entre a barbada e o perigo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.