São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

"Gigante gentil" é líder da muralha da equipe inglesa

DO ENVIADO A YOKOHAMA

O líder da defesa do Liverpool, que não sofre gols há 11 jogos, tem uma forma de jogar e resistência que não combinam com quem mede mais de 1,90 m e já tem 32 anos.
O finlandês Sami Hyypia "bate" tanto quanto o leal paraguaio Gamarra e se machuca menos que Cafu no auge da sua forma. Nas últimas cinco temporadas, ele foi o jogador do Liverpool que mais vezes atuou em quatro delas. Numa média de quase 60 partidas por ano.
Apesar de atuar em um país famoso pelo seu estilo duro de jogar, Hyypia registrou nas últimas cinco edições do Campeonato Inglês a média de só 0,8 falta por partida. Em 1998, a temporada em que seu jogo limpo ficou famoso, Gamarra fez 0,75 infração por partida.
Jogando dessa maneira, o atleta finlandês só foi expulso uma vez e recebeu nove amarelos em quase 200 jogos pelo Inglês neste século.
Hyypia é um dos jogadores do Liverpool que mostram mais entusiasmo com o Mundial de Clubes. "Esta é a primeira vez que jogo esse torneio. E também pode ser a última, então eu tenho que fazer o meu melhor", disse o zagueiro.
No volátil time inglês, o finlandês muitas vezes tem ao seu lado o local Carragher, que recebe fartos elogios do companheiro de zaga. "Ele é um dos melhores defensores do momento. Se continuar melhorando, vai ser o melhor da Inglaterra", disse Hyypia.
A defesa do Liverpool ainda tem o goleiro espanhol Reina. Para destacar o trabalho do colega, Hyypia aponta um motivo extracampo. "Ele domina o inglês muito bem, e isso ajuda bastante." (TA)


Texto Anterior: Futebol: Decisão do Mundial testa times padrão exportação
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.