São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Índice

FUTEBOL

Dirigentes santistas fizeram acordo com goleiro, mas corintianos desconhecem e ainda acreditam em renovação

Santos acerta contrato com Fábio Costa

DA REPORTAGEM LOCAL

Com uma ação rápida, e uma proposta melhor, a diretoria do Santos praticamente acertou a contratação do goleiro Fábio Costa, surpreendendo corintianos. O jogador deve retornar ao time da Baixada depois de dois anos de sua saída para o Parque São Jorge.
Oficialmente, a cúpula santista e o procurador do atleta Gustavo Amorim afirmam que há boas chances de acerto. Mas fontes do clube confirmam que o contrato já foi fechado-só falta assinar.
Enquanto isso, os dirigentes da MSI ainda falam em nova reunião com o atleta para tratar de sua renovação com o Corinthians. O encontro aconteceria amanhã.
Mas, na quinta-feira, cartolas santistas estiveram reunidos com Gustavo Amorim. Fizeram uma proposta mais vantajosa do que a do time do Parque São Jorge. Primeiro, ofereceram dois anos de contrato, o dobro do que queriam os corintianos. Segundo, colocaram mais dinheiro na mesa, ao se comprometerem a pagar luvas.
"Tivemos muitas conversas, o Fábio não abre mão de um contrato mais longo. Os números também não estão batendo. Neste momento a proposta do Santos atende melhor à vontade dele", afirmou Gustavo Amorim à Rádio Record.
Na negociação com o Corinthians, na sexta-feira, o goleiro pedia R$ 200 mil, mas o clube lhe oferecia R$ 50 mil a menos. O Santos aceita pagar o mesmo salário que o rival, mas com luvas.
Surpreso e descrente, o diretor da MSI, Paulo Angioni, ainda espera se reunir com o procurador do jogador na segunda-feira.
"Conheço ele (Gustavo Amorim) há muito tempo, e é uma pessoa de honra", explicou. "Nossa questão com o Fábio Costa não era financeira. Era do conceito do contrato."
Mas o dirigente afirmou que não se sentirá traído se o goleiro fechar com o time rival. Para ele, o jogador tem liberdade para ir para onde achar melhor.
Na temporada de 2005, Fábio Costa foi bastante questionado no Corinthians. O técnico Daniel Passarela chegou a barrá-lo e a pedir a contratação de um goleiro.
O jogador ainda passou boa parte do campeonato fora-e não agradava Kia Joorabchian, da MSI. Mas, ao voltar ao time na reta final, Fábio Costa teve boas atuações e reconquistou a torcida e a diretoria. Tornou-se decisivo para o título Brasileiro e foi até eleito o melhor do campeonato na premiação da CBF.
Mas as turbulências com a diretoria foram outro fator decisivo para sua provável saída do clube.
"Tem esse racha da MSI com o Corinthians que preocupa. É complicado, daqui a pouco a MSI sai e não se sabe o que vai acontecer, ele está preocupado", disse Gustavo Amorim, que iria viajar para Bahia para encontrar o goleiro, que está de férias.
No Santos, o diretor Francisco Lopes confirmou que a diretoria tem bom relacionamento com o goleiro e seu procurador. Mas disse que não sabia se houve acerto.
Pelo Santos, Fábio Costa foi campeão brasileiro de 2002 e vice da Libertadores. Agora deve ser o primeiro reforço para o time santista desde o acerto com o técnico Vanderlei Luxemburgo. O atacante Luis Fabiano, do Sevilla, e o volante Maldonado interessam.
Oito jogadores foram dispensados: os goleiros Henao e Oliveira; os laterais Paulo César e Flávio, os volantes Zé Elias, Bóvio e Gavião; e o atacante Frontini.
No Corinthians, a diretoria acertou a renovação do goleiro Marcelo, mas deve procurar outro para a posição.


Texto Anterior: Futebol - Tostão: Momento histórico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.