São Paulo, sexta, 18 de dezembro de 1998

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Rede também amplia domínio no futebol

da Reportagem Local

No ano que vem, a Globo, junto com a Globosat, deverá ter um monopólio quase total das transmissões das competições de futebol do Brasil e da América do Sul.
A rede tem direitos exclusivos sobre o Torneio Rio-São Paulo, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série B. Todos esses contratos começam a valer no próximo ano.
No Campeonato Paulista, só há um rival certo, a ESPN Brasil, o canal esportivo do sistema por assinatura TVA.
No Campeonato Brasileiro, cujo contrato está no último ano, é a Bandeirantes que divide os direitos de transmissão com a Globo.
Esse, aliás, deverá ser o único evento futebolístico de ponta que a emissora paulista deverá transmitir em 1999.
O diretor de Novos Negócios da emissora, José Marcondes Piza, afirmou que a Bandeirantes vai buscar torneios secundários, como a Copa do Nordeste e a Copa da Região Sul, que deverá ser criada.
Piza criticou a estratégia da Globo e disse que a emissora não terá como cobrir seus custos por meio dos patrocinadores.
Essa posição coincide com as declarações da Globo de que pretende flexibilizar seu monopólio.
Mas a emissora está pedindo R$ 40 milhões a quem quiser comprar um pacote de eventos do futebol brasileiro, abrangendo aí todas as competições que a emissora possui, exceto o Rio-São Paulo.
Esse valor é só R$ 2 milhões menor do que o que a emissora pagou pelo Campeonato Paulista de 1999.
Além disso, a Globo não abre mão de escolher os horários dos jogos que serão exibidos, de acordo com sua conveniência.
Para transmitir o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, a Record chegou a fazer uma oferta à Globo, mas não houve acordo.
A Folha apurou que a Globo só deve abrir mão da exclusividade se não conseguir patrocinadores para pagar o contrato com a ISL.
A assinatura desse contrato foi realizada após o acordo com cinco patrocinadores para 1999.
A Globo tenta convencer essas empresas a aceitar um sexto parceiro ou a assinar um contrato com maior valor.
Além disso, estuda novas formas de publicidade, em que poderia incluir outras empresas.



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