São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Punição ao lutador será mantida

Tyson usou maconha antes de luta em 2000

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O polêmico boxeador norte-americano Mike Tyson fumou maconha antes de lutar contra o polonês Andrew Golota, em 20 de outubro do ano passado.
O exame antidoping realizado por Tyson após a luta contra Golota revelou a presença de maconha em sua urina. Por causa desse mesmo exame, há três dias, o norte-americano perdera sua licença para lutar por três meses e fora multado em US$ 5 mil.
Essa punição, além da doação de US$ 200 mil a instituições de caridade, foram imposições da Comissão Atlética de Michigan -que por sua vez foram acatadas pela comissão de Nevada, instância superior à de Michigan- após ser feito um acordo com o advogado do lutador, Neil Fink.
A alegação da entidade era de que Tyson havia se recusado a realizar o exame antidoping antes do combate contra Golota, como é feito habitualmente com os boxeadores antes de cada luta.
Havia a suspeita, por conta da recusa de Tyson, de que o norte-americano tinha feito uso de substâncias antidepressivas para poder participar do combate.
Mesmo com a confirmação do uso da maconha, a pena imposta a Tyson não será modificada pela entidade de Michigan.
O motivo para isso foi que o acordo feito entre seu advogado e a comissão de Michigan tratava apenas da recusa do lutador em se submeter ao exame antes do combate, e não do possível uso de substâncias proibidas para a luta.
"O senhor Tyson nunca foi julgado por isso (uso de maconha), e não pretendemos falar sobre esse assunto por meio da imprensa", declarou Fink ao jornal norte-americano "Detroit News".
A luta contra Golota terminou no terceiro assalto, com a desqualificação do polonês, que se recusou a colocar o protetor bucal para retornar ao combate.
Dias depois do confronto, Golota foi internado em um hospital com uma concussão cerebral, que foi causada pela fratura do osso que circunda o olho esquerdo.


Texto Anterior: Em casa, Palmeiras perde para o Flu na estréia do Rio-São Paulo
Próximo Texto: Confusões mancham a carreira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.