|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
COB lança "literatura olímpica"
DA REPORTAGEM LOCAL
O Comitê Olímpico Brasileiro
aproveitou a proximidade do Pan
do Rio-07 e incrementou seu setor de publicações. Foram lançados três livros na Bienal, que será
encerrada hoje, em São Paulo.
O mais denso deles é "A Virada
Olímpica", de Michael Payne, diretor de marketing do COI durante 21 anos e considerado o artífice
para a entrada das megacorporações na Olimpíada. Sob o lema
"planeje agora, o tempo perdido
pode nunca ser recuperado", Payne trouxe empresas como Coca-Cola e Visa à família olímpica.
"Vinte e cinco anos atrás, um
dos maiores ícones da civilização
global [a Olimpíada] quase afundou para sempre devido à falta de
dinheiro, interferência política e
falta geral de interesse", diz ele,
lembrando as disputas políticas
que grassaram nos Jogos de Moscou-1980 e Los Angeles-1984.
Os outros lançamentos do COB
em parceria com a editora Casa
da Palavra são guias didáticos.
"O que é natação", de Sílvia
Vieira e Armando Freitas, integra
uma coleção de livros de bolso
bastante inspirada na "Primeiros
Passos", sucesso da editora Brasiliense nos anos 80. Cada modalidade olímpica ganhará um título.
Por fim, "Fique Por Dentro - Esportes Olímpicos", escrito por Benê Turco, pretende introduzir os
esportes aos jovens. A obra, porém, tem ao menos uma incorreção, ao escalar Michael Jordan, já
um astro da NBA, na seleção dos
EUA que perdeu o ouro do basquete no Pan-1987 para o Brasil.
Texto Anterior: Ex-olímpico vê mais equívocos Próximo Texto: Automobilismo: Minipneu empurra Ferrari na busca de recuperação na F-1 Índice
|