São Paulo, domingo, 19 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COB lança "literatura olímpica"

DA REPORTAGEM LOCAL

O Comitê Olímpico Brasileiro aproveitou a proximidade do Pan do Rio-07 e incrementou seu setor de publicações. Foram lançados três livros na Bienal, que será encerrada hoje, em São Paulo.
O mais denso deles é "A Virada Olímpica", de Michael Payne, diretor de marketing do COI durante 21 anos e considerado o artífice para a entrada das megacorporações na Olimpíada. Sob o lema "planeje agora, o tempo perdido pode nunca ser recuperado", Payne trouxe empresas como Coca-Cola e Visa à família olímpica.
"Vinte e cinco anos atrás, um dos maiores ícones da civilização global [a Olimpíada] quase afundou para sempre devido à falta de dinheiro, interferência política e falta geral de interesse", diz ele, lembrando as disputas políticas que grassaram nos Jogos de Moscou-1980 e Los Angeles-1984.
Os outros lançamentos do COB em parceria com a editora Casa da Palavra são guias didáticos.
"O que é natação", de Sílvia Vieira e Armando Freitas, integra uma coleção de livros de bolso bastante inspirada na "Primeiros Passos", sucesso da editora Brasiliense nos anos 80. Cada modalidade olímpica ganhará um título.
Por fim, "Fique Por Dentro - Esportes Olímpicos", escrito por Benê Turco, pretende introduzir os esportes aos jovens. A obra, porém, tem ao menos uma incorreção, ao escalar Michael Jordan, já um astro da NBA, na seleção dos EUA que perdeu o ouro do basquete no Pan-1987 para o Brasil.


Texto Anterior: Ex-olímpico vê mais equívocos
Próximo Texto: Automobilismo: Minipneu empurra Ferrari na busca de recuperação na F-1
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.