São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Brasileiros não aderem a "união sul-americana"

DA REPORTAGEM LOCAL

A Bolívia montou um amplo leque de aliados sul-americanos para evitar o fim dos jogos na altitude, o que virtualmente vai acontecer depois que a Fifa exigiu uma aclimatação de duas semanas para jogos em cidades acima de 3.000 m, casos de Oruro, Potosí e La Paz.
A cruzada boliviana não atraiu os clubes brasileiros. Ontem, a novela ganhou um novo capítulo quando Evo Morales, o presidente do país andino, disse que vai buscar reparações da Fifa em organismos internacionais. "Não podemos ser excluídos. É uma humilhação", disse o mandatário, que vai montar uma equipe jurídica para analisar o caso antes de ingressar com qualquer demanda contra a Fifa.
Durante a semana, a Bolívia ganhou aliados de países que seriam beneficiados por não terem que jogar mais em La Paz e outras cidades dos Andes.
Primeiro, foi o Chile, que disse não se opor a jogar em La Paz pelas eliminatórias, em junho. Em visita à Bolívia, o argentino Maradona classificou como "ridículo" o veto da Fifa à altitude. Ainda participou de um jogo em La Paz, no qual marcou três gols.
Ontem, foi a vez de os paraguaios dizerem que podem jogar, sim, na altitude no classificatório para o Mundial de 2010. "Nós vamos jogar onde nos digam", afirmou Gerardo Martino, o técnico da seleção paraguaia.
Morales ainda tem o apoio de cartolas importantes, como Júlio Grondona, o presidente da federação argentina, e de praticamente todos os presidentes da região, incluindo Lula.
Mas os clubes brasileiros, especialmente os que estão na Libertadores, não querem saber de ajudar a Bolívia. "Jogar na altitude é injusto", afirma Kléber Leite, vice-presidente do Flamengo. Ele acredita que a Fifa, nos próximos dias, vai proibir também jogos pela competição continental na altitude.
Segundo o cartola, seu clube ainda não fez um planejamento para enfrentar o Cienciano, em Cusco, a mais de 3.000 m acima do nível de mar, por acreditar nisso.0 (PC)


Com agências internacionais


Texto Anterior: Protegido: Evo Morales é fã do time
Próximo Texto: Equipe vai em busca da 5ª vitória seguida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.