São Paulo, sexta-feira, 19 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Provocação no Equador pode parar na Fifa

LDU retrata Hitler como cartola do Deportivo Quito

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Intervalo de partida entre Corinthians e Mirassol no Pacaembu. Um vídeo satirizando o São Paulo é exibido no telão.
Adolf Hitler é um cartola tricolor frustrado com a última derrota para o arquirrival. Soa engraçado a você? No Equador, história semelhante gerou mal--estar e poderá acabar na Fifa.
O Deportivo Quito, atual bicampeão equatoriano, não gostou de ter a imagem associada ao ícone nazista, muito menos em público e sob o aval da LDU.
No último domingo, na pausa entre o primeiro e o segundo tempos do duelo com o Espoli e ao término do confronto, a torcida da LDU pôde assistir ao filme no estádio Casablanca.
A sátira, baseada no filme "A Queda: As Últimas Horas de Hitler", apresenta o Führer como um dirigente do Deportivo Quito que fica transtornado ao saber do placar do último clássico. No dia 6, a LDU bateu o adversário (1 a 0), fora de casa, e com dois homens a menos.
"Por sua culpa, tive de esperar 40 anos para vê-los campeões", diz um enfurecido Hitler a outro personagem do filme, retratado como um subalterno do mandatário. O Quito, campeão nacional em 1968, só reergueu a taça em 2008.
"A Liga [como é chamada a LDU] acumulava todos os campeonatos! Depois, jogaram a Libertadores e ganharam! Depois, a Recopa! E agora, a Sul-Americana!", grita "Hitler", citando os títulos recentes do rival, único do país que ostenta o título de campeão continental.
O Deportivo Quito divulgou nota dizendo que o clube "se sente ofendido e severamente afetado por esse tipo de alusão e rechaça de maneira enfática esse ato mal-intencionado, o mesmo que será levado à Fifa".
O clube diz que "membros da comunidade judia de nossa cidade são colaboradores incondicionais e torcedores de nossa equipe", indicando que o vídeo tem "conotações antissemitas".
Segundo Estefani Cárdenas, do departamento de comunicações da LDU, o vídeo foi idealizado pela "El Sótano", produtora que tem parceria com o clube, e teve o aval de Esteban Paz, cartola do clube. "Meu erro foi não ter visto o vídeo antes de passá-lo no telão", declarou Paz, que pediu desculpas.
No Brasil, a mesma cena do filme sobre os últimos dias do regime nazista virou base para diversas formas de gozação via YouTube. Basta digitar "Hitler" e "queda" na busca do site para encontrar uma série delas.
Tem desde paródia ao São Paulo sobre a falta de público no Morumbi -"Que volte o Corinthians. Assim, voltaremos a lucrar", diz Hitler- até uma sátira ao Brasil nos Jogos de Pequim. "Meu líder, na ginástica, estávamos perto das medalhas. Mas a Daiane saiu do tablado. A Jade tombou. E o Diego caiu de bunda bem aqui", diz um funcionário do Führer, indicando no mapa o local da "queda".
O Corinthians, em 2009, exibiu animação em que o gavião dribla o bâmbi com camisa são- -paulina, o que gerou crítica.


Texto Anterior: Adiós: Time paraguaio deixa o Morumbi já eliminado do torneio
Próximo Texto: Após vitória, Mano vê Corinthians em evolução
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.