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STOP & GO
Será?
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
A F-1 volta à Europa sempre
cheia de dúvidas após o seu tradicional passeio ultramarino de
início de temporada.
Em geral, bastam duas ou três
corridas no velho continente
para que esses pontos de interrogação sejam abolidos.
Na maioria das vezes, o que
era surpresa se transforma em
decepção ou cai no esquecimento inerente ao segundo pelotão.
O caso da Jordan, no ano passado, foi exemplar. Barrichello
largou na primeira fila em Interlagos, chegou em quarto em
Buenos Aires e...fim. Lá se foi o
tal fôlego inicial.
Graças ao milagre da borracha japonesa e a seriedade demonstrada pelos aspirantes Stewart, Prost e Walkinshaw, a escrita, neste ano, queremos acreditar, será alterada.
Mas isso é possível? Os orçamentos gigantes, aqueles que
permitem testes e evoluções a
cada semana, não farão mais
tanta diferença?
Ou, a visibilidade obtida pelos
alienígenas que invadiram as
primeiras filas e o pódio argentino serão suficientes para convencer os patrocinadores a aumentarem seus pacotes?
Não dá para responder. Apenas é possível dizer que as tais
dúvidas iniciais, neste ano, são
bem maiores, muito mais complexas do que as das últimas
três temporadas.
É fato que o GP de San Marino, apesar da sombra de Senna,
promete as primeiras respostas.
A principal delas, se o rendimento da Bridgestone será suficiente em uma pista rápida.
Mas, para se ter uma idéia da
situação, só essa resposta já merece duas réplicas: a empresa
tem conhecimento prévio do
circuito e/ou pode chover.
Outro exemplo: a Stewart não
testou nesta semana. Mas o diretor da Ford européia correu
para a sede, em Detroit, logo
após o quinto posto no grid de
Barrichello em Buenos Aires.
Se sobreviver ao seu primeiro
grande teste, no próximo
fim-de-semana, essa nova dinâmica da F-1 promete durar.
Confiante 1
Barrichello afirmou à coluna,
nesta semana, que está mais
maduro. ``Estou fazendo as
coisas sozinho, agora.'' E negou ser azarado, apesar de ter
sofrido o toque de Schumacher, alguém que raramente
comete erros dessa espécie.
``Apesar disso, fiz uma grande
corrida.'' É verdade.
Confiante 2
Diniz, outro que foi bem na
Argentina enquanto o carro
durou, confia na experiência
européia da Bridgestone em
Imola. Na verdade, precisa: o
novo motor Yamaha só deve
estrear em Barcelona.
Fim-de-semana
No Brasil, Interlagos abre a
temporada dos Brasileiros de
F-Chevrolet e Stock-cars. Londrina abriga a terceira etapa do
Sul-Americano de F-3. No exterior, os brasileiros também
correm: começa o Europeu de
F-Opel, na Bélgica, e, em Phoenix, rodada dupla do Norte-americano de F-Ford 2.000.
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