São Paulo, sábado, 19 de abril de 1997.

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STOP & GO
Será?

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
A F-1 volta à Europa sempre cheia de dúvidas após o seu tradicional passeio ultramarino de início de temporada.
Em geral, bastam duas ou três corridas no velho continente para que esses pontos de interrogação sejam abolidos.
Na maioria das vezes, o que era surpresa se transforma em decepção ou cai no esquecimento inerente ao segundo pelotão.
O caso da Jordan, no ano passado, foi exemplar. Barrichello largou na primeira fila em Interlagos, chegou em quarto em Buenos Aires e...fim. Lá se foi o tal fôlego inicial.
Graças ao milagre da borracha japonesa e a seriedade demonstrada pelos aspirantes Stewart, Prost e Walkinshaw, a escrita, neste ano, queremos acreditar, será alterada.
Mas isso é possível? Os orçamentos gigantes, aqueles que permitem testes e evoluções a cada semana, não farão mais tanta diferença?
Ou, a visibilidade obtida pelos alienígenas que invadiram as primeiras filas e o pódio argentino serão suficientes para convencer os patrocinadores a aumentarem seus pacotes?
Não dá para responder. Apenas é possível dizer que as tais dúvidas iniciais, neste ano, são bem maiores, muito mais complexas do que as das últimas três temporadas.
É fato que o GP de San Marino, apesar da sombra de Senna, promete as primeiras respostas.
A principal delas, se o rendimento da Bridgestone será suficiente em uma pista rápida.
Mas, para se ter uma idéia da situação, só essa resposta já merece duas réplicas: a empresa tem conhecimento prévio do circuito e/ou pode chover.
Outro exemplo: a Stewart não testou nesta semana. Mas o diretor da Ford européia correu para a sede, em Detroit, logo após o quinto posto no grid de Barrichello em Buenos Aires.
Se sobreviver ao seu primeiro grande teste, no próximo fim-de-semana, essa nova dinâmica da F-1 promete durar.

Confiante 1
Barrichello afirmou à coluna, nesta semana, que está mais maduro. ``Estou fazendo as coisas sozinho, agora.'' E negou ser azarado, apesar de ter sofrido o toque de Schumacher, alguém que raramente comete erros dessa espécie. ``Apesar disso, fiz uma grande corrida.'' É verdade.
Confiante 2
Diniz, outro que foi bem na Argentina enquanto o carro durou, confia na experiência européia da Bridgestone em Imola. Na verdade, precisa: o novo motor Yamaha só deve estrear em Barcelona.
Fim-de-semana
No Brasil, Interlagos abre a temporada dos Brasileiros de F-Chevrolet e Stock-cars. Londrina abriga a terceira etapa do Sul-Americano de F-3. No exterior, os brasileiros também correm: começa o Europeu de F-Opel, na Bélgica, e, em Phoenix, rodada dupla do Norte-americano de F-Ford 2.000.

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