São Paulo, terça-feira, 19 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atletismo fica a pé em SP perto do Mundial

Pista do Ibirapuera será fechada para reformas

ADALBERTO LEISTER FILHO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Sandro Viana limpa o suor logo após deixar a pista do estádio do Engenhão, no GP do Rio de atletismo, anteontem. No caminho ao vestiário, olha o tempo acumulado nas duas baterias de 200 m. Não é o nono lugar no geral que o faz desabafar.
"Não tenho lugar para treinar. Essa reforma [na pista do Ibirapuera] era para o dia 20 de abril. Estamos em maio", afirma Viana, membro da equipe nacional de 4 x 100 m, quarta colocada em Pequim-2008.
Atletas ouvidos pela reportagem foram informados de que a pista será fechada no dia 29 para a obra orçada em R$ 2 milhões. O complexo esportivo do Ibirapuera e o do parque da Água Branca, na zona oeste, serão reformados. No total, serão gastos cerca de R$ 41 milhões.
A previsão é que as obras na pista durem até quatro meses, o que impedirá estrelas como Maurren Maggi, campeã olímpica de salto em distância, de treinar em seu habitat natural até o Mundial, em agosto.
"Vamos ter que ir para Bragança [Paulista], que é a nossa casa", conta Keila Costa, prata no Rio anteontem e companheira de treinos de Maurren.
Ambas integram a equipe Rede, que tem pista na cidade do interior, mas treinam no Ibirapuera, por morarem na capital.
Os atletas da BM&F, principal equipe que utiliza o Ibirapuera, buscam alternativas.
"Acho que é difícil ceder espaço em Bragança. Já tem muita gente treinando lá", afirma Kleberson Davide, vencedor dos 800 m no GP do Rio, da equipe Rede, deixando no ar a rivalidade entre os dois times.
Para Viana, as possibilidades são outras. "Vamos ter que viajar todos os dias para treinar, além de reduzir a carga. A gente viaja para São Caetano do Sul ou para Praia Grande", declara.
Nelson Gil, da Secretaria de Esporte e Lazer de SP, alega não haver data para fechamento da pista. ""Não acho que seja formalizado este mês", disse, ao alertar que os atletas foram avisados com antecedência.


Texto Anterior: Santos: Folga é usada para contornar início de crise
Próximo Texto: Vôlei: Questões pra se pensar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.