São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Americano troca grife por ONG

SURFE
Uniforme de Hobgood traz órgão que combate suicídio jovem


SÉRGIO RANGEL
DO RIO

O norte-americano C.J. Hobgood, 31, está usando seu uniforme para fazer marketing social no surfe.
Ao contrário dos seus companheiros do Circuito Mundial, que ostentam marcas badaladas no Rio, o ex-campeão estampa a ONG TWLOHA (To Write Love on Her Arms, em tradução livre, "para escrever amor nos braços dela") em camisa, calça e prancha. Os três espaços são os mais nobres no surfe.
A entidade beneficiada por Hobgood foi criada pelo ex-surfista Jamie Tworkowski para combater a depressão, o vício, a automutilação e o suicídio entre os jovens.
"Como estou sem um patrocínio principal, decidi oferecer o meu talento para esse trabalho bonito. Sei da importância da minha posição no esporte e gosto de ajudar causas bacanas como essas", afirmou Hobgood, campeão em 2001 e destaque de ontem na praia do Arpoador.
A TWLOHA foi fundada em 2006 após Tworkowski conhecer uma adolescente viciada em drogas e que tentara se matar. Na época, ele escreveu um texto na internet para arrecadar dinheiro para o tratamento da jovem e fez camisetas com os dizeres "to write love on her arms".
Em seguida, Tworkowski teve a ajuda do vocalista da banda Switchfoot, Jon Foreman, que usou uma das camisas no palco e pediu para o público visitar o site da TWLOHA. A partir daí, o projeto decolou. Só em 2008, a entidade arrecadou US$ 2,9 milhões em vendas.
A ONG usa a internet como plataforma principal, respondendo mensagens de jovens de mais de cem países.
"Por conhecer o trabalho do Tworkowski, acho que vale a pena levar sua mensagem para a frente", conta Hobgood, que é bancado por uma fábrica de óculos e outra de tênis para competir o Circuito Mundial. As duas marcas somente estão estampadas na sua prancha.
Há cerca de uma semana no Rio, Hobgood já visitou uma série de projetos sociais nas favelas da cidade.
Ontem, o norte-americano empolgou os cariocas no Arpoador. Ele conseguiu o melhor placar do dia (16,50) ao ganhar do australiano Julian Wilson. Ele também tirou a melhor nota de ontem (8,57).
Com a vitória, Hobgood enfrentará o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, na terceira fase, que será aberta na manhã de hoje na praia da Barra da Tijuca.


Texto Anterior: Placar aponta diferença de estilos nos playoffs
Próximo Texto: Torneio ainda tem quatro brasileiros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.