São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Iaaf resolve tirar ouro de americanos em Sydney

DA REPORTAGEM LOCAL

Após reunião extraordinária realizada ontem na Itália, a Iaaf resolveu anular todos os resultados obtidos por Jerome Young no período de 26 de junho de 1999 a 25 de junho de 2001, inclusive a medalha de ouro conquistada pelo time americano no revezamento 4 x 400 m nos Jogos de Sydney.
"Baseado na posição da Iaaf, acredito que as medalhas devem ser devolvidas", disse Istvan Gyulai, secretário-geral da entidade.
"As conseqüências estão implícitas. Se um resultado é anulado, você não ganha medalhas por algo que não existiu. Se alguém não está em condições legais de competir, esse atleta não pode ter um resultado válido", completou.
Young foi flagrado em exame em 1999, mas liberado pelos EUA para competir na Austrália.
A decisão da entidade que comanda o atletismo será encaminhada ao Comitê Olímpico Internacional, mas deve ser mantida, já que este é um procedimento de rotina. "O COI disse que seguiria nossa resolução", afirmou Lamine Diack, presidente da Iaaf.
Se a decisão for mantida, a Nigéria herdaria o ouro, a Jamaica, a prata e as Bahamas, o bronze.
Além de Young, estavam no time Michael Johnson, os gêmeos Alvin e Calvin Harrison, Antonio Pettigrew e Angelo Taylor.
"Nunca vou devolver esta medalha. Podem tirar a gente dos livros de recordes, mas não vou devolver", disse Pettigrew. "Eu não sabia o que estava acontecendo."
Johnson, que tem cinco ouros olímpicos, foi mais cauteloso. "Não posso fazer nada até a decisão final. Por enquanto é apenas uma recomendação", declarou.
Os membros da equipe serão convidados a debater o caso em audiência, sem data definida.
A federação americana de atletismo lamentou a decisão da Iaaf.
A notícia da eventual cassação da medalha veio completar o cenário de caos que vive o atletismo americano, com suas maiores estrelas acusadas de doping. Nomes como Tim Montgomery, os irmãos Harrison, Chryste Gaines, Regina Jacobs e Michelle Collins.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Automobilismo: Após vitória em Nashville, Kanaan já fala em título
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: O Timão já é um time
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.