São Paulo, sábado, 19 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Brawn diz que Honda manterá Barrichello

Para chefe da equipe, prioridade é mudar o carro em 2009, não os pilotos

Recordista de corridas na F-1, brasileiro afirma que ainda não assinou nada, mas que deseja seguir no time na próxima temporada


DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma palavra, Ross Brawn acabou ontem, em Hockenheim, com uma série de dúvidas que há algum tempo rondavam o motorhome da Honda.
Rubens Barrichello irá se aposentar? Quem será a dupla do time em 2009? A Honda vai contratar Fernando Alonso?
Em uma entrevista ao site oficial da F-1, o chefe da equipe inglesa afirmou que sua dupla de pilotos -Barrichello e Jenson Button- permanecerá a mesma na temporada que vem.
"Nossa prioridade é resolver nosso carro, porque acreditamos que com os pilotos que temos, se produzirmos um bom carro, eles podem produzir do outro lado", declarou Brawn.
"Então não estamos procurando nada diferente do ponto de vista dos pilotos. Nossa prioridade é o carro", completou o ex-ferrarista, antes de responder à questão seguinte: "Então veremos os mesmos pilotos na próxima temporada?". "Sim."
Mas, apesar da afirmação do chefe do time, nem a Honda, nem Barrichello, nem Button confirmaram a informação.
"Isso não é uma certeza, mesmo porque, honestamente, ainda não assinei papel nenhum", afirmou o piloto brasileiro, que no Canadá tornou-se o piloto que mais GPs disputou na categoria: 259. Contando com as nove corridas que ainda faltam em 2008 e as 19 de 2009, pode alcançar 287 corridas na F-1.
"Gostaria muito de ter assinado algo e já estar tranqüilo. É claro que eu quero ficar na Honda no ano que vem, já que acho que será um dos melhores lugares para estar em 2009", completou Barrichello, 36.
Já seu companheiro foi mais lacônico. "Não posso comentar sobre este assunto ainda", disse Button, que está em sua nona temporada na categoria. "Mas acho que nenhum outro time fará um trabalho melhor do que a Honda no ano que vem."
Nick Fry, dirigente da Honda, não confirmou a notícia, mas disse que seria o natural. "Nossos dois pilotos têm feito um bom e semelhante trabalho, e nós ainda não demos a eles o carro que merecem", disse ele. "Não seria nenhuma surpresa se mantivermos a mesma dupla para o próximo ano."
Com a definição da Honda e da Red Bull, que anteontem anunciou Sebastian Vettel como companheiro de Mark Webber para 2009, começam a rarear as opções para Alonso, caso ele deixe a Renault.
Nono colocado no Mundial, com um quarto lugar na Austrália como seu melhor resultado no ano e em um carro que não parece ter perspectiva de melhorar a curto prazo, o bicampeão demonstra insatisfação desde o começo do ano.
Nos times de ponta, dificilmente conseguirá vaga. Ferrari e McLaren têm contratos até pelo menos o fim do próximo ano com seus pilotos. Já a dupla da BMW (Robert Kubica e Nick Heidfeld) vem tendo bom desempenho e é boa a chance de ser mantida. Sobrariam a Alonso os times médios -a maioria deles já definiu suas duplas.


Com agências internacionais

NA TV - Treino de classificação
Globo, ao vivo, às 9h



Texto Anterior: O Datafolha no Brasileiro: Ressaca sem fim
Próximo Texto: Para Massa, treino não será "passeio"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.