São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnicos buscam surpresa com simulações táticas

DA REPORTAGEM LOCAL

Na semana de preparação para o clássico desta tarde, Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo tentaram confundir um ao outro com treinos secretos e variações dos esquemas táticos que têm dado resultado nas últimas rodadas.
No São Paulo, Muricy testou a equipe no 3-5-2, esquema mais provável para levar a campo hoje, e no 3-6-1. Em relação ao último esquema, ele se aproveitou da lesão do titular Dagoberto para testar a equipe com apenas um atacante, Borges.
Mas, como Dagoberto se recuperou, a tendência é que ele vá para o jogo. Ainda assim, há uma dúvida sobre o substituto de Joilson na ala direita.
Durante a semana, o treinador usou Jancarlos, mas o escolhido para a posição deve ser o volante Zé Luís. "Eu tenho um time na cabeça e duas equipes bem treinadas", falou Muricy.
O rival Luxemburgo, aproveitando-se do fato de o agora zagueiro Martinez ter sentido dores na coxa, tentou bagunçar a cabeça do colega são-paulino.
No último treino tático, testou quatro formações diferentes. Duas delas no esquema 3-5-2, que vem utilizando, e outras duas no 4-4-2. Ninguém acredita, porém, que Martinez seja vetado para a partida. Ele virou peça importante no esquema de Luxemburgo, atuando como uma espécie de líbero pelo lado esquerdo e que tem liberdade para atacar. "Estou até preferindo essa função", disse.
"São Paulo e Palmeiras são equipes que valorizam muito a parte tática e, sem isso, você não vai a lugar algum no futebol atual", analisou o técnico são-paulino, que defende a opção dos dois times por escalar um trio de zagueiros.
Segundo ele, o Palmeiras tem mais jogadores que podem decidir a partida individualmente, mas o São Paulo conta com um conjunto melhor.
"Acho que é importante preparar o time, é obrigação conhecer todos os adversários. Nós [treinadores] temos influência, mas na hora de decidir é com os jogadores." (EAR)


NA TV - Palmeiras x São Paulo Globo (para SP) e Band (menos Rio), ao vivo, às 16h




Texto Anterior: Clássico do ano tem último ato
Próximo Texto: Sede da Mancha Alviverde fica fechada para evitar tumulto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.