São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos caça gols que sobram nos times de base

Dhonatan e Karioca, das equipes juvenil e infantil do clube, marcam mais gols que Reinaldo e Wellington Paulista no Brasileiro

JULYANA TRAVAGLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Eles não recebem grandes salários, não moram em apartamentos caros nem sequer são reconhecidos e assediados pela torcida santista quando caminham pelas ruas da cidade.
Dhonatan, 16, e Karioca, 15, têm outro ponto em comum: ambos balançaram as redes mais vezes nos Paulistas juvenil e infantil, respectivamente, do que qualquer atacante do elenco profissional do Santos, que entrará em campo hoje, às 18h10, para enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão.
Reconhecido por sua velocidade com a bola dominada nos pés, Dhonatan marcou 15 gols em 19 jogos disputados pela equipe juvenil (sub-17).
Karioca, por sua vez, ostenta uma marca ainda mais expressiva. Em 22 partidas, o atacante infantil (sub-15) anotou 27 gols.
Um luxo com que o time profissional não conta. O atacante que mais aproveitou as chances no Brasileiro foi Wellington Paulista -sete gols em 27 jogos.
Reinaldo, o avante mais prestigiado da equipe, não faz sombra aos meninos que enchem os olhos de quem acompanha as categorias de base do Santos. Prejudicado por uma série de contusões desde que chegou ao clube, em janeiro, o atacante titular apresenta a pífia marca de cinco gols em 15 partidas.
A ineficiência do ataque do Santos poderá provocar mais uma mudança na dupla dianteira. Pelo fato de o jogo desta noite ser em um gramado amplo, o técnico Vanderlei Luxemburgo acena com a possibilidade de sacar Wellington Paulista e substituí-lo por Jonas -um gol em 14 jogos- para imprimir mais velocidade.
"O Jonas se mexe bem, tem bom domínio de bola e dá opção [ao ataque]", disse o treinador, lembrando que a intenção é manter a posse de bola.
Caso seja acionado, Jonas quer mostrar serviço em campo. "Estou preparado para entrar e dar o máximo. Quem sabe não é a chance de eu poder me firmar como titular?"
Neste Brasileiro, Jonas ainda não mostrou a habilidade que exibiu durante o Paulista, antes da contusão no joelho que o tirou dos gramados por seis meses. Para ele, Reinaldo e Wellington Paulista, restam três oportunidades. No próximo Nacional, a chance pode ser dada a um dos garotos da base.

NA TV - Cruzeiro x Santos
Sportv (menos para MG e GO), ao vivo, às 18h10


Texto Anterior: "Crias" de Leão decepcionam em casa
Próximo Texto: Desespero: Ponte e São Caetano visam fugir da degola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.