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MOTOR
FÁBIO SEIXAS - fabioseixas.folha@uol.com.br
@fabio_seixas
Voz fina
NAQUELE AGOSTO de
2006, nossa curiosidade era
ouvir a voz de Vettel. Saber
se era fina, de criança, de
moleque. Porque o rosto
era: lembrava o Pimentinha. E o macacão branco
da BMW, sério, precisava
de alguns ajustes. O alemãozinho sobrava dentro.
Vettel ostentava 19 anos,
era piloto de testes da marca alemã e tinha acabado
de participar de sua primeira sexta-feira de treinos livres num fim de semana de
GP -sadia concessão da
FIA naquela temporada.
Cravara o primeiro tempo, com quase meio segundo sobre Kubica, o titular.
E, sim, a voz era fina. E ele
mal sabia dar entrevistas. E
tinha aquele jeito desengonçado de adolescente. Mas
estampou uma certeza nos
repórteres ali em Istambul.
Era um dos especiais.
Difícil explicar, impossível mensurar. Mas acontece
de tempos em tempos.
Assim, num estalo, surge
alguém diferente, que se faz
notar quaisquer que sejam
as condições. Que veste um
carro como se feito sob medida. Que acelera numa pista desconhecida como se no
kartódromo da vizinhança.
Vettel ainda tem muito o
que melhorar, principalmente sobre como se comportar no meio do pelotão.
Mas, em 2010, já foi o piloto com mais vitórias (5,
igual a Alonso) e poles (10).
Superou os altos e baixos
com altos mais altos do que
os rivais. Se ainda não amadureceu -a voz, pelo menos, melhorou-, mereceu.
Aos 23, quando muitos
dos seus colegas ainda buscam uma vaga no fundo do
grid, ele já tem um título
mundial. E com outro especial ao seu lado, o projetista
Newey, dá toda a pinta de
que está só no primeiro...
A primeira impressão estava certa. Aliás, no automobilismo é assim: os grandes campeões chegaram
causando, qualquer que
fosse o carro, a idade. Qualquer que fosse a voz.
F-1
BORRACHA
A Bridgestone se despediu
anteontem da categoria, em
Abu Dhabi, com um teste para pilotos novatos. Hoje, a Pirelli inicia sua nova investida
na F-1. Uma substituição que
pode alterar, e muito, a relação de forças para 2011. Red
Bull, Ferrari e McLaren vão
continuar na frente, claro.
Mas podem ter companhia,
dependendo de como as outras equipes vão se entender
com os pneus. A coluna vai
ficar especialmente de olho
num certo Schumacher.
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