São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Mesmo com cãibras, Van Lottum cria dificuldades para brasileiro, que enfrenta Ljubicic, de saque potente, na Austrália

Guga sofre com debilitado e pega pedreira

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Após sofrer para eliminar um adversário que mal colocava a bola em quadra, Gustavo Kuerten joga hoje, no Aberto da Austrália, com um tenista que tem no saque uma de suas principais armas.
Guga enfrenta, em horário não definido até o fechamento desta edição, o croata Ivan Ljubicic, 36º no ranking, por uma vaga inédita na terceira rodada.
Em sua estréia, encerrada na madrugada de ontem, Guga precisou de três horas e 15 minutos para derrotar um tenista debilitado por problemas físicos.
Após quatro sets marcados por altos e baixos (derrota por 5/7, vitórias por 6/0 e 6/1 e derrota por 2/6), o brasileiro enfrentava uma quinta parcial equilibrada (2 a 2) com o holandês John van Lottum, 94º do ranking, quando o adversário foi ao chão da Vodafone Arena, a segunda quadra mais importante do Melbourne Park.
Após um saque, ele sentiu cãibra e precisou de atendimento médico. Na volta da disputa, com Van Lottum mancando em diversos momentos, Guga conseguiu quebrar o saque do rival e fez 3 a 2.
A vitória de Kuerten parecia questão de tempo, já que o holandês se movimentava com dificuldade e mal conseguia sacar.
Um serviço de Van Lottum alcançou 105 km/h -no jogo anterior, o saque mais fraco da sérvia Jelena Jankovic, 18, foi a 111 km/h.
O holandês seguiu em quadra e após quebrar o saque de Guga, no oitavo game, caiu novamente.
Após confirmar seu serviço, o rival chegou a marcar 5 a 4. Kuerten venceu os dois games seguintes e sacava para fechar a partida, mas perdeu outro serviço.
A vaga na segunda rodada só veio no 14º game, quando Guga marcou 8 a 6 (não existe tie-break no quinto set no Aberto da Austrália) após vencer o saque do adversário e confirmar o seu.
"Foi um jogo diferente. Me desconcentrei um pouco e passei a fazer um jogo mais seguro, sem arriscar muito", disse Kuerten, que na única vez que havia enfrentado Van Lottum em um torneio de primeira linha (Wimbledon-03) foi beneficiado pelo abandono do oponente, com dores nas costas.
Próximo rival, Ljubicic terminou 2003 entre os destaques em três rankings de eficiência no saque -sexto em aces (650) e vitórias em games com o saque (86%) e o quarto em triunfos em pontos com o primeiro serviço (80%).
"Vai ser uma pedreira. O Ljubicic é um cara que saca forte", disse Guga, que venceu quatro dos cinco confrontos com o oponente, mas foi derrotado no último.
Ainda ontem, Flávio Saretta foi eliminado pelo eslovaco Dominik Hrbaty por 3 a 0 (6/3, 6/3 e 6/3). Ricardo Mello estrearia após o fechamento desta edição contra o argentino David Nalbandian.


NA TV - Aberto da Austrália, ao vivo, a partir das 2h, na ESPN International


Texto Anterior: Futebol: Torcidas organizadas têm prazo para fichamento
Próximo Texto: Basquete: Agenda faz Ribeirão encurtar festa do tri
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.