São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FUTEBOL

RODRIGO BUENO

@RodrigoBuenoESP
rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Os velhos "R's marcam, e a velha IFFHS conta

SEMPRE que aparece a sigla IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), muita gente coloca um pé ou dois atrás. E, quando ela se faz necessária, não raramente muitos colocam os pés pelas mãos.
A Fifa não conta gols nem faz estatísticas, a não ser nas suas próprias competições. A IFFHS faz isso mundo afora, de forma amadora e às vezes discutível, mas é ela, por exemplo, que contabiliza gols de Rogério, Chilavert, Higuita, Jorge Campos etc. Quem criou critério para definir quais gols de goleiro entram ou não foi a IFFHS.
A máxima entidade do futebol ainda não abraçou a IFFHS como fez com a Bola de Ouro, mas reconhece o trabalho e todos os segmentados rankings da entidade que tem sede na Alemanha.
Foi uma luta fazer com que o Comitê Executivo da IFFHS admitisse em suas listas dados do Carioca e do Paulista, mais fortes tecnicamente do que muitos Nacionais. Assim, Pelé lidera o ranking de maiores artilheiros em Nacionais (tem, pelo www.iffhs.de, 541 gols, o que não seria possível só com Taça Brasil, Robertão e alguns poucos Brasileiros).
Desde 2003, com o Brasileiro por pontos corridos em turno e returno, a IFFHS tem repensado o Carioca e o Paulista, pois tenta não ser injusta com todos os países que não têm Estaduais.
Mesmo assim, a entidade incluirá, por exemplo, o golaço de Roberto Carlos contra a Lusa na lista dos maiores defensores artilheiros da história (foi a 69 gols, o que rende hoje o 23º lugar).
Rivaldo e Ronaldo, outros veteranos "R's, podem escalar a lista de gols em Nacionais da IFFHS atuando no Paulista-2011. Mas, a partir de 2012/13, talvez a IFFHS não conte mais gols em Cariocas e Paulistas (outros Estaduais já são ignorados, o que afeta os goleiros-artilheiros Tiago, do Bahia, e Márcio, do Atlético-GO).
Sobre o Rogério, a IFFHS continua a indicar 94 gols. Porém o São Paulo e seu camisa 1 têm mais é que contar 96. A IFFHS não computa gols em amistosos. Isso é um critério dela, que a Fifa e o "Guinness" só atestam.

NOVOS
"R's Neymar é o novo Garrincha? Iturbe é o novo Messi? Hoyos é Riquelme: folha.com.br/es862908


Texto Anterior: EUA: Cantona será diretor do Cosmos
Próximo Texto: São Paulo vence bem, mas oscila
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.