São Paulo, sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Título de melhor do mundo nasceu do Real Madrid

DA REPORTAGEM LOCAL

Após a Segunda Guerra Mundial, as disputas internacionais interclubes passaram a ganhar força. Por iniciativa da mídia francesa, em especial, surgiu a Copa dos Campeões, um torneio para apontar o melhor clube da Europa.
O Real Madrid venceu as cinco primeiras edições da competição que nasceu na temporada 1955/1956. Ganhou a aura de melhor do mundo, mas, como não enfrentava sul-americanos oficialmente, pairava certa dúvida sobre essa aura.
Com o objetivo de desafiar o então poderoso Real Madrid, a Confederação Sul-Americana decidiu criar em 1960 a Libertadores. O Peñarol ganhou a primeira edição do nobre torneio sul-americano no dia 19 de junho. No dia 3 de julho, já estava enfrentando o Real Madrid na disputa que ficou conhecida como Mundial interclubes.
O Real levou a melhor e foi o primeiro campeão mundial. Nos anos seguintes, começou a queda do time espanhol, e o planeta assistiu à ascensão de outros poderosos clubes, como Santos, Benfica, Inter e Milan.
Desde então, o título de melhor time do mundo passou a ser dado ao vencedor da disputa entre os campeões de Europa e América do Sul. (RBU)


Texto Anterior: Fifa cede a clubes e abraça velho Mundial interclubes
Próximo Texto: Corinthians vê vaga evaporar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.