São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeão olímpico é novo parceiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Logo que chegou a San Diego, Walter Roese ficou surpreso ao receber, certo dia, um brasileiro com seu espigado filho.
O garoto era Kevin, de 13 anos e 1,81 m, filho de Joaquim Cruz, último brasileiro campeão olímpico no atletismo -conquistou o ouro nos 800 m nos Jogos de Los Angeles-84.
"O Joaquim me procurou e pediu que eu desse treinos mais específicos para o filho dele. Aproveitei para pedir que ele treinasse o meu filho no atletismo", conta Roese.
Radicado na cidade, onde dirige grupo de meio-fundistas (corredores de 800 m e 1.500 m), além de atletas paraolímpicos, Joaquim Cruz passou a treinar Leonardo, 14, filho mais velho de Roese.
"Meus treinamentos são mais de base, educativos. Os dois gostam mesmo é de basquete", conta Joaquim Cruz, que começou a carreira nas quadras de Taguatinga (DF) antes de se mudar para as pistas.
Atualmente, o detentor de duas medalhas olímpicas no atletismo -também foi prata nos 800 m nos Jogos de Seul, em 1988- conseguiu retornar ao seu esporte de origem.
"Jogo em uma liga de veteranos do meu bairro, para atletas com mais de 35 anos. Mas é só de brincadeira. Fui convidado para participar de um torneio mais competitivo, mas vi que não era para mim."
Jogador de basquete frustrado, Joaquim Cruz vê de perto o crescimento do filho no esporte.
"Outro dia ele pediu para mim um abrigo maior, já que não tinha mais nenhum que servia a ele. Peguei um conjunto que ganhei na Olimpíada de Los Angeles, quando estava no auge", diz Joaquim Cruz.
"Ou seja, o Kevin tem, aos 13 anos, o corpo que eu tinha com 21", surpreende-se.0 (ALF)


Texto Anterior: Herança: Família Roese se destaca em basquete, vôlei e tênis no Brasil
Próximo Texto: Kaká se machuca e corre risco de ficar fora de amistoso da seleção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.