São Paulo, sábado, 20 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Anúncio com ironia ao "dono" da Copa é vetado

FÁBIO ZANINI
DE JOHANNESBURGO

Ciumenta quanto às marcas registradas da Copa, a Fifa conseguiu ontem retirar de circulação na África do Sul um anúncio que ironizava justamente essa obsessão.
"A transportadora não oficial de você sabe o quê", era o slogan da campanha publicitária da Kulula, uma companhia aérea famosa por usar a irreverência em seu marketing. A brincadeira, segundo disseram representantes da empresa, era com o fato de nem a expressão "Copa do Mundo" poder ser usada. O anúncio, veiculado em jornais e revistas, apresentava ainda bolas de futebol e as famosas vuvuzelas.
A entidade que comanda o futebol não achou graça e ameaçou com um processo judicial, sob o argumento de que a empresa estava fazendo "marketing de guerrilha".
"A combinação das imagens mais o slogan constituem um desrespeito às leis de direito de imagem", disse Wolfgang Eichler, porta-voz da entidade. A Kulula capitulou e retirou os anúncios de circulação, não sem antes novamente fazer piada.
"Oh, meu Deus, uma carta dos advogados da Fifa diz que nós violamos a marca registrada "África do Sul" e acha que nosso anúncio não-Copa do Mundo era sobre futebol", disse a Kulula no Twitter. A organização da Copa do Mundo promete uma blitz para proteger as marcas relacionadas ao evento.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Nas finanças, Mundial no Brasil já bate o da África
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.